quarta-feira, 21 de março de 2018

DOMINGO DE RAMOS--QUANDO É COMEMORADO ? QUAL SUA HISTÓRIA :?


Domingo de Ramos - Quando é Comemorado ? Qual sua História ?
  •  
  •  
  •  
  • Imagem Domingo de Ramos - Quando é Comemorado ? Qual sua História ?
    Hoje vamos falar sobre o Domingo de Ramos, uma das datas mais importantes na quaresma.

    Quando é comemorado o Domingo de Ramos ?

    Por fazer parte das comemorações da Quaresma o Domingo de Ramos é sempre comemorado uma semana antes do Domingo de Páscoa, como por exemplo no ano de 2016 foi comemorado no dia 20 de março, no ano de 2017 será comemorado no dia 9 de abril, assim sua data sempre dependendo do início da quaresma.

    O que aconteceu durante o Domingo de Ramos ?

    Para entendermos melhor o Domingo de Ramos e sua importância, pois se trata do dia ao qual Jesus adentrou em Jerusalém, montado em um burrinho, em sinal de humildade ao povo que ali o aguardava ansiosamente.
    A data do Domingo de Ramos é considerada o “portal de entrada da Semana Santa”, pois além da chegada de Jesus Cristo em Jerusalém é onde se inicia a semana da paixão inclusive sendo o único dia onde a igreja relembra a história e cronologia deste acontecimento narrando, ou mesmo encenando, para lembrarmos da lição que esta data deixou para todos nós.
    O Domingo de Ramos é lembrado nos evangelhos de: Marcos (11:1), Mateus (21:1-11), Lucas (19:28-44) e João (12:12-19), onde retratam a chegada de Jesus Cristo adentrando jerusalém sendo recebido pelo povo abanando ou mesmo jogando ramos ao chão para recepcionar o Messias.

    Qual o significado dos ramos ?

    Na história do Domingo de Ramos, ao adentrar na cidade de Jerusalém, montado em um burrinho (símbolo de humildade), Jesus Cristo se deparou com a multidão segurando vários ramos como explicado anteriormente.
    Estes ramos representavam o respeito, e o reconhecimento do povo de que aquele era o Messias, aquele que traria a salvação para todo o povo, sendo acolhido e aplaudido com gritos de “Hosana, bendito seja, o Filho de Deus”.
    Ou seja, por conta disso na tradição católica durante a procissão os ramos são abençoados, pois estes representam um sinal de devoção e respeito e aceitação de Jesus Cristo.

    O Ramo

    Durante a procissão as pessoas levam os ramos que são abençoados, e levam para suas casas, os guardando ou deixando em um local próximo à imagem de um santo, porém conforme o ramo vai se secando após o dia do Domingo de Ramos, muitas pessoas o descartam, porém isso é errado.
    Após o Domingo de Ramos naturalmente o ramo irá secar, porém ao invés de jogar-lo fora, você deve guardá-lo em um local seguro onde não se perca, para que seja queimado durante a próxima quaresma, sendo este o procedimento para qualquer ícone abençoado.
    Podemos concluir que, o Domingo de Ramos, é um dia mais que especial para nós cristãos, pois representa o início do martírio de Cristo para nos redimir de todos os pecados.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário