Cientistas descobriram que o óleo de peixe regula os hormônios da tireoide responsáveis, principalmente, por equilibrar as taxas de colesterol e triglicérides, ajudando a emagrecer com mais facilidade.

Se você tem dificuldades para perder peso, vive sonolenta e ainda tem cabelos e unhas fracas, precisa procurar um endocrinologista. Provavelmente a sua tireoide não está funcionando bem. Mas, se você tem esse problema, acaba de ganhar um grande aliado: o óleo de peixe.

Uma pesquisa recente da Universidade Federal do Rio de Janeiro constatou que o óleo de peixe ajuda a regular os hormônios da tireoide responsáveis por equilibrar as taxas de colesterol e triglicérides. Isso significa que, com ele, você consegue alcançar a boa forma com mais facilidade. Vendido em cápsulas, o óleo ainda previne artrite, reduz as chances de desenvolver câncer de mama, protege contra problemas cardíacos e até melhora o humor em pessoas com depressão.

Quem é essa tal de tireoide: A tireoide é uma glândula que fica na região do pescoço, responsável por fabricar os hormônios T3 e T4, que regulam o metabolismo. "Quando essa glândula trabalha devagar, o organismo fica mais lento e você leva muito mais tempo para queimar as calorias que ingere", diz a nutricionista Daniela Jobst, da NutriJobst, de São Paulo. Mas nada de culpar só a tireoide pelos quilos a mais. O aumento de peso provocado pelo hipotireoidismo varia de 4 a 5 quilos. Se você engordou mais do que isso, precisa também mudar os hábitos alimentares. E não se esqueça de fazer uma atividade física!

Sua tireoide está te engordando: Em geral, você começa a ganhar peso sem nenhum motivo aparente quando a tireoide começa a trabalhar de forma mais lenta, provocando o hipotireoidismo. Para prevenir e até combater esse mal, basta ficar atenta ao que você come. "A tireoide precisa de iodo, selênio e zinco para trabalhar bem. Ao colocar esses elementos na alimentação, você contribui para que a glândula funcione melhor", explica Daniela Jobst. Descubra onde encontrar esses nutrientes, coloque sua tireoide para funcionar corretamente e perca peso rapidinho.

Confira os alimentos que ajudam a sua tireoide a trabalhar a todo vapor:



  • Gema de ovo: Possui iodo e vitamina D. Sem eles, o trabalho dos hormônios tireoidianos fica comprometido;

  • Peixes de água salgada: Oferecem uma boa quantidade de iodo e cálcio, que favorecem o bom funcionamento da tireoide;

  • Leite: Uma das principais fontes de cálcio. Quando esse elemento está em baixa, as enzimas envolvidas no metabolismo são desativadas. Além disso, possui iodo, o nutriente mais importante para a tireoide;

  • Frutos do mar: Camarão, caranguejo, ostra, lula... Esses alimentos são ricos em zinco, elemento que atua na síntese de hormônios e por isso é importante para o funcionamento da tireoide;

  • Laranja: Tem vitamina C, fundamental para a produção de hormônios;

  • Sementes: Linhaça dourada e sementes de abóbora e de girassol são poderosas. Além do cálcio, possuem tirosina, que funciona como um alimento para o metabolismo;

  • castanha-do-pará: Tem selênio, um mineral que atua no equilíbrio da tireoide. A falta dele resulta em baixos níveis de T 3, hormônio produzido pela tireoide;

  • Carne vermelha: Possui selênio e vitamina B 6, que atua na produção de hormônios estimulantes das funções defensivas das células.