domingo, 6 de agosto de 2017

HORA CERTA PARA COMER DOCE SEM ATRAPALHAR A DIETA

 
Saiba qual é o melhor momento e qual doce comer para não comprometer sua dieta

 

Quem não gosta de um doce? Em alguns momentos, bate aquela vontade incontrolável de devorar um chocolate. Mas infelizmente, essa não é a melhor hora para comer um doce. Ao menos não para quem quer emagrecer e manter a dieta.
Segundo especialistas, o melhor momento para comer um doce é depois das refeições. O açúcar se mistura com os outros nutrientes ingeridos e evita picos de insulina no sangue.
Já quando comemos doces de barriga vazia, os níveis de açúcar no sangue aumentam bem rápido, provocando esse pico. E essa oscilação não é saudável, podendo estar relacionada com diabetes, obesidade e outras doenças.
Alguns especialistas recomendam a ingestão de uma proteína junto com o carboidrato, para minimizar os efeitos da insulina. Ingerir um carboidrato junto de outro grupo alimentar faz com que o estímulo de secreção da insulina seja menor.
Além disso, após a refeição e de estômago cheio, a tendência é que a quantidade de doce consumida seja menor.
Outro bom momento para comer um doce é antes ou depois das atividades físicas. Antes, o doce ajuda a dar ânimo e energia. Depois, ele auxilia na recuperação do glicogênio muscular.
Então o doce está liberado?
Mesmo nas dietas mais “radicais”, os especialistas não costumam recomendar a retirada total do doce na alimentação. Mas claro que há um limite a ser respeitado.
Se o seu objetivo é emagrecer, a recomendação é comer doces apenas aos finais de semana, mas sem exageros. O segredo para que o doce não comprometa sua dieta está na quantidade. Você deve comer pouco e no máximo duas vezes por semana. Ou seja, isso não quer dizer que você pode comer uma caixa de bombons em um dia, e devorar um bolo de chocolate no outro. Evite exageros se quiser emagrecer.
E qual o melhor doce pra quem está de dieta?
Alguns alimentos prejudicam menos a dieta. As melhores opções são as menos calóricas. E um dos maiores vilões na luta para emagrecer é o chocolate ao leite. O ideal é escolher o chocolate amargo, que possui mais cacau e menos gordura.
Os doces mais indicados são as frutas frescas ou em calda. Picolés de fruta, gelatinas e pudins light também estão liberados.

  

BOLO COCADA



Ingredientes:

Massa:
  • 3 claras;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 xícaras de coco ralado;
  • 1 colher de sopa de maisena;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 50 ml de leite de coco.

Cobertura:
  • 3 gemas;
  • 1/2 xícara de leite;
  • 1 colher de sopa de maisena;
  • 3 colheres de sopa de açúcar.

Modo de Preparo:

Utensílios:
  1. Batedeira;
  2. Forno;
  3. Bacia;
  4. Colher.

Modo de Preparo:
Massa:
  1. Preaqueça o forno em temperatura média – alta;
  2. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar até ficar em ponto de suspiro;
  3. Acrescente os ingredientes restantes e coloque em uma assadeira bem untada com manteiga e farinha. Leve para assar por 30 minutos ou até dourar.
Cobertura:
  1. Bata as gemas na batedeira até dobrarem de volume;
  2. Acrescente o restante dos ingredientes e transfira a mistura para uma panela;
  3. Deixe cozinhar por 5 – 8 minutos, mexendo sempre até ficar encorpado;
  4. Espere esfriar, cubra o bolo cuidadosamente e finalize com o coco em flocos levemente queimado.