quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A melhor promessa para 2012


Estabelecer metas para o próximo ano é uma das marcas registradas deste tempo. Mesmo que não sejamos capazes de cumpri-las, lá estão as famosas promessas. Há bonitos desafios propostos por aqueles que sonham parar de fumar ou de beber, pois são atordoados pelo vício. Outros procuram exercer o dom da paciência diante dos sofrimentos da vida, fazendo da dor uma escada para a superação. Também é possível verificar de perto determinadas pessoas, vítimas de transtornos alimentares ou da ansiedade, se comprometendo a emagrecer, com o objetivo de ter uma vida saudável, gerando saúde. Independente do compromisso, o importante é ser coerente no propósito, desde que seja algo bom e edificante.
Neste fim de ano é necessário rever a nossa vida, percebendo de perto se temos sido coerentes com a fé que professamos e com o Deus que acreditamos. Enquanto há vozes destoantes dizendo: “Odeie seu irmão”, nós que cremos, devemos testemunhar: “Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês” (Mt 5,44). Quando muitos estão a falar com raiva: “Não perdoe e se vingue”, temos que colocar o amor em prática demonstrando: “Não paguem a ninguém o mal com o mal; a preocupação de vocês seja fazer o bem a todos os homens. Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber” (Rm 12,17.20).
Se disserem que somos bobos, por não seguirmos o mandamento ditado pela vingança, é aí que estamos sendo sensatos. O Evangelho é visto nas ocasiões em que não nos deixamos vencer pelo mal, mas vencemos o mal com o bem (Cf. Rm 12,21). O cristão perdoa, quando poderia odiar; ama, quando o incitam a se vingar. Visitado pelas dificuldades, prefere orar, ao invés de se jogar aos prantos. Não é frágil, pois sua fortaleza é a fé. Não é tolo, porque vive a sabedoria da Cruz. Não é interesseiro, pelo simples fato de assumir uma existência de gratuidade!
O cristão sabe que acima de todas as determinações, que colocamos sobre nós mesmos, está a meta mais importante para uma vida feliz: o próprio Deus! Ele é a garantia da nossa vitória! A promessa mais eficaz para 2012 é fazer do Pai o fundamento de nossas vidas; a Esperança que tudo contorna; o Amor que compreende, não acusa e dignifica!
Para nós que confiamos, a fidelidade Divina nos ensina a ser fiéis no propósito da fé. A existência terrena é transitória, mas se torna significativa quando vivenciada como peregrinação. Em Deus está a nossa verdadeira morada, o nosso descanso eterno. Graças à fé temos podido reconhecer que nos braços do Pai se encontra o nosso destino último e o sentido do nosso viver. Mesmo que insistamos em procurar outros horizontes, sempre retornaremos Àquele que nos gerou.
No ano que se inicia, guiados pelo exemplo de Santa Maria, Mãe de Deus, procuremos manter os olhos fixos no Pai. Não desistamos de amar, não cedamos lugar ao ódio, não abandonemos nossos valores, não culpemos os familiares, não julguemos os irmãos, não mintamos para os outros nem para nós mesmos. Que a fé seja a nossa guia, a esperança a nossa companheira constante e a caridade o testemunho mais concreto de que vivemos a verdade do Evangelho! Verdade esta que consegue dialogar com o mundo e evangelizar pessoas.
Antes de toda e qualquer promessa para 2012, assumamos o compromisso de renunciar o pecado e acolher a redenção em nós! São as metas espirituais que dão sentido às outras áreas de nossa vida. Uma existência voltada para Deus se torna cheia de sentido e contrária a toda alienação. Tornamo-nos evangelhos vivos!
O Pai Eterno espera a renovação do meu e do seu “SIM”. Que estejamos preparados para juntos evangelizar com atitudes e só depois com as palavras. Nunca nos esqueçamos que antes de ser proclamada, a fé necessita ser vivenciada. Não são as pregações que convencem, mas o testemunho.
Que o Ano Novo não fica restrito somente a confraternizações. Que ele seja reconhecido como um divisor de águas, em vista de tudo aquilo que nos esforçaremos para cumprir diante de Deus! Que em vez de pensar em profecias irreais para o fim de 2012, pensemos no que tem fundamento: o amor do Pai! Se há espaço para algum ‘fim’ que seja para o término do pecado, da maldade e da injustiça no mundo! A fé é dom e quer contar conosco você neste Ano Novo! Desejo a você, meu querido irmão, minha querida irmã, um 2012 abençoado e cheio de conquistas! Felicidades!
Pe. Robson de Oliveira, C.Ss.R.