domingo, 23 de junho de 2013

As histórias dos santos juninos


As histórias dos santos juninos

Junho é mês de quentão, quadrilha e de comemorar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. Conheça a história de cada um e as simpatias que prometem sorte no amor

Publicado em 13/06/2012

Santo Antônio feito de tecido almofadado, da Santa Simpatia
Foto: Fabio Mangabeira/ Reprodução
Canjica, arroz-doce, quentão... Toda festa junina é uma delícia e, além de comidas e brincadeiras típicas, a comemoração é uma tradição católica em que são celebrados os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro. Mas até quem não segue a religião pode aproveitar os festejos e caprichar nos pedidos e simpatias.
Festa Junina: origem e tradição
Comemorar o mês de junho é um hábito antigo em várias partes do mundo. Antes do nascimento de Jesus, os povos pagãos do Hemisfério Norte celebravam o solstício de verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que, lá, acontece em junho. As festas ocorriam para pedir aos deuses a fertilidade da terra e garantir boas colheitas nos meses seguintes. Com o avanço do Cristianismo, a Igreja incorporou a tradição e, no século 6, os ritos da festa do dia do solstício, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, em 24 de junho. Mais tarde, no século 13, foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29). É por isso que esses três santos são os padroeiros das festas juninas!

Fonte; google