sábado, 26 de julho de 2014

GERGELIM :uma semente poderosa

Gergelim: uma sementinha poderosa!

Gergelim: uma sementinha poderosa!

O que é o gergelim exatamente?

O gergelim é uma semente que proporciona muitos benefícios para a sua saúde. Há muitos séculos, é a base da alimentação libanesa. No quesito nutrição, as sementinhas de gosto requintado não deixam por menos: pequeninas, achatadas e de coloração que varia do branco ao preto, são valiosas graças à grande quantidade de proteínas, gorduras, carboidratos e fibras. Isso faz que o gergelim seja importante na redução do colesterol, além de possuir propriedades anticancerígenas e antioxidantes.

Propriedades do Gergelim

A semente de gergelim contém grande variedade de princípios nutricionais, como 52% de lipídos (ou gorduras), basicamente ácidos graxos insaturados, o que proporciona grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue.
Lecitina: Nesta fração oleosa encontra-se a lecitina, substância que desempenha importante papel adstringente no organismo, além de componente do tecido nervoso.
O gergelim é, juntamente com a soja, o alimento mais rico em lecitina, com fração proteica (20%) de alto valor biológico, formada por 15 aminoácidos, com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).
Vitaminas: As principais vitaminas: A, E (tocoferol), B1 (tiamina) e a B2 (riboflavina).
Como toda boa semente oleaginosa, o gergelim é rico em minerais e oligoelementos, especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.
A presença de cálcio é altamente efetiva para acalmar os nervos, conter a ansiedade e sintomas mentais de estresse. Os grãos pretos são mais ricos em cálcio e vitamina A. Vale lembrar que tem muito mais cálcio no gergelim do que no leite de vaca.
Sua ação de laxante suave é devido a presença de mucilagens que se desenvolvem após sua hidratação prévia em água filtrada.
Gergelim: uma sementinha poderosa!

Composição do Gergelim

Quantidade por 100 gramas / Calorias 573
Lípidio50 g
Gordura saturada7 g
Gordura poliinsaturada22 g
Gordura monoinsaturada19 g
Sódio11 mg
Potássio468 mg
Carboidrato23 g
Fibra dietética12 g
Açúcar0,3 g
Proteína18g
Cálcio975 mg
Ferro14,6 mg
Magnésio351 mg
Fósforo616 mg
Zinco7 mg
Selênio5 mg
Vitamina A9 IU
Vitamina b60,8 mg

Benefícios do Gergelim

  • Fortalece os tendões e ossos
  • Tonifica o fígado e os rins
  • Tônico geral, principalmente após hemorragias
  • Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo
  • Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos
  • Melhora a elasticidade da pele e forte poder antioxidante nas células
  • Previne o enfarto do miocárdio e a trombose arterial

Tipos de Gergelim

Gergelim: uma sementinha poderosa!
São 3 tipos, o branquinho, que é cru; o bege, que é torrado; e o preto. Os três são boas opções para consumo e tem praticamente as mesmas propriedades. O gergelim preto é ligeiramente superior, por conter um pouco mais de vitamina A e antioxidantes.

Óleo de Gergelim

Gergelim: uma sementinha poderosa!
Apresenta sabor doce, característica refrescante, ligeiramente frio. Tem ação principal no intestino grosso.
O óleo de gergelim é rico em ácidos graxos insaturados e apresenta vários constituintes secundários importantíssimos, como sesamina, sesamolina e sesamol. Este último, com suas propriedades antioxidantes, confere ao óleo elevada estabilidade química, evitando a rancificação, fazendo do óleo de gergelim o óleo de maior resistência à oxidação entre os demais óleos de origem vegetal.

Como consumir o gergelim?

O ideal é que a semente seja ingerida em sua forma integral, a semente crua. Porém qualquer alimento que contenha o gergelim, vai acabar trazendo algum benefício ao corpo. Hoje já podemos encontrar vários alimentos que o possui, e também podemos inseri-lo em nossas receitas caseiras, levando um toque mais saboroso como ao arroz e saladas. O consumo ideal seria de uma a duas colheres de sobremesa das sementes diariamente (podem ser cruas ou torradas, polvilhadas sobre o arroz, salada, iogurte, fruta ou suco).
E você, já inclui o gergelim na sua dieta?