domingo, 16 de maio de 2010

16 de maio- Dia do Gari


No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.


Em Portugal, eram conhecidos como almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome que foi diretor geral da limpeza urbana da capital portuguesa.


O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro - o francês Aleixo Gary.

XVI Congresso Eucarístico Nacional- Brasília-DF

Foram quatro dias de oração, adoração e vivência eucarística; quatro dias de missas, debates, oficinas, conferências, formações, eventos culturais e feiras – tudo centrado em Jesus Cristo. Entre os dias 13 e 16 de maio, Brasília foi o altar do Brasil.


O encerramento do XVI Congresso Eucarístico Nacional, realizado na capital, aconteceu com uma grandiosa missa no domingo (16). Sob um sol forte e uma temperatura que beirava os 32º, o povo brasiliense e demais caravanas vindas de todas as regiões do Brasil, munidos de fé e guarda-sol, compareceram à missa de encerramento do 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e foi presidida pelo prefeito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes, e concelebrada por centenas de bispos e padres de todo o Brasil. O Congresso teve início na quinta-feira, 13.

16 de maio ASCENÇÂO do SENHOR

Histórico

A Ascensão do Senhor é um momento do mistério pascal que trata da morte e ressurreição de Cristo, que se coloca em contraponto à humilhação padecida na paixão, morte e sepultamento.

Ao contemplar a ascensão, os discípulos ficaram assustados pois não entendiam as Escrituras antes do dom do Espírito, e olhavam para o alto.

Podemos observar isto em Atos 1,11 : “Galileus, o que fazeis aí plantados olhando para o céu? O próprio Jesus que vos deixou para subir ao céu, voltará como vistes marchar.”

No relato deste mistério segundo o Evangelho de São Mateus (28,19-20), o Senhor envia os discípulos a proclamar e realizar a salvação, segundo o triplo mistério da Igreja: pastoral, litúrgico e magisterial: Ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a guardar tudo o que vos mandei.

- Reflexão

A ida de Jesus ao céu nos mostra caminho e direção da força a gastar. O compromisso nosso do céu deve estar relacionado com o compromisso diário de cultivar as coisas que vem do alto e aplicá-las em nossas vidas. Ser cristão é exercitar os aprendizados de Cristo, mas isso não deve ficar somente no campo das idéias e pensamentos. O céu é certeza para nós. Um dia estaremos à porta, se entraremos ou não dependerá de nossas atitudes e misericórdia divina.