quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Maçã, rica em fibras e minerais

Médicos recomendam o consumo de pelo menos uma maçã todos os dias
A maçã é rica em fibras, antioxidantes e minerais. Por isso ajuda a perder peso, retarda o envelhecimento das células, diminui os efeitos da menopausa e ainda tem poucas calorias.
imprimir O Jornal Hoje mostra como escolher e guardar direitinho essa fruta para preservar esses benefícios todos.

Escolha a maçã que tiver cabinho. “Tirou o cabinho, você causou um estresse no fruto e ele vai amadurecer mais rápido”, explica Gustavo Costa Almeida, agrônomo.

Na hora de comprar, preste atenção na casca. Brilho é bom sinal, as maçãs mais opacas ou foram muito tocadas ou perderam água e estão secas.

Na fruteira, em local fresco, ela dura até sete dias, mas cuidado: a maçã libera bastante gás etileno, responsável pelo amadurecimento de frutas e hortaliças. “Se você deixar a maçã perto de um brócolis, o brócolis vai ficar amarelo. Perto de outras frutas, como o kiwi, como a uva, elas também vão perder mais rápido. Guarde a maçã na gaveta na parte de baixo da geladeira dentro de um saquinho plástico furadinho pra possibilitar que ela respire”, explica o agrônomo.

Uma maçã tem em média sessenta calorias e muitos benefícios. “Existe um ditado inglês muito antigo que diz que uma maça por dia afasta o doutor e é verdade. Tem antioxidantes que ajudam a combater o câncer”, afirma Diana Coulon, nutricionista.

A fruta também tem o boro, um mineral que ajuda na absorção do magnésio e do cálcio dos outros alimentos. “Mulheres na menopausa que tem tendência maior a desenvolver osteoporose e muito importante consumi-la. Ajuda em tratamentos pra celulite, em tratamentos para a obesidade”, diz a nutricionista.

A pectina, uma das fibras da maçã, também ajuda a emagrecer porque regulariza o intestino, diminui a absorção de gordura dos alimentos e da glicose no sangue.

Atenção: “A casca é onde tem mais fibras e onde tem mais antioxidantes. A partir do momento que você corta uma fruta ou tira a casca você já começa a perder os antioxidantes e os minerais e algumas vitaminas principalmente a Vitamina C”, afirma Diana.

Fonte: Jornal Nacional