quarta-feira, 13 de maio de 2015

MOUSSE de LEITE NINHO

Mousse de Leite Ninho

Mousse de Leite Ninho


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 xícaras (chá) de Leite Ninho
1 xícara de água
1 envelope de gelatina sem sabor
1 envelope de suco de sua preferência
Modo de Preparo:
Hidrate a gelatina em 4 colheres de água morna
Misture em um recipiente o creme de leite, o leite condensado, a água e o suco de sua prefrência
Acrescente o Leite Ninho®, a gelatina dissolvida e mexa até ficar homogêneo
Leve a geladeira por 1 hora
Observação: Na receita da foto, eu usei suco de morango

Fonte: Mais Receitas

CAlÇA VIRADA da NONA



Modo de Preparo

  • Em uma vasilha coloque os ovos, bata-os um pouco com um garfo e acrescente aos poucos os outros igredientes, mexendo sempre para misturar
  • No final coloque a farinha aos poucos até dar ponto para abrir a massa
  • Abra a massa com rolo de macarrão, mas não deixe muito fina
  • Corte em diagonais, em triangulos de uns 10 cm
  • Faça um corte no meio e enrole
  • Frite em óleo quente até dourar, retire do óleo e passe no açúcar e canela
Gostou? Envie já essa receita para um amigo(a):


Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de alcool
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 2 colheres (sopa) de nata (ou creme de leite- nata)
  • 1/2 xícara de leite morno
  • 1/2 xícara de água morna
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 6 a 7 xícaras de farinha (até dar o ponto)
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela para cobrir

Benefícios do Maracujá

Saiba tudo sobre a passiflora - Foto: Getty Images
Saiba tudo sobre a passiflora
Passiflora é um gênero botânico de cerca de 500 espécies de plantas, pertencente à família Passifloraceae. São, em sua maioria, trepadeiras, mas também há arbustos e poucas espécies são herbáceas. A passiflora é mais conhecida por seu fruto, o maracujá. 
O Brasil possui um grande número de espécie de Passiflora, mas apesar de abrigar quase um terço das espécies, somente duas delas são exploradas comercialmente. São elas: P. edulis (maracujá roxo) e sua forma amarela P.edulis Sims f. flavicarpa Deg. (maracujá amarelo) e o P. alata (maracujá doce). Cerca de 90% da produção do Brasil, refere-se ao maracujá amarelo. Sendo que a espécie mais utilizada em medicamentos fitoterápicos é a passiflora alata (maracujá doce) e a passiflora incarnata (flor-da-paixão). 

Nutrientes da passiflora

A passiflora possui boas quantidades de flavonoides. Eles apresentam vários efeitos biológicos e farmacológicos, incluindo atividade antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antialérgica e vasodilatadora. 
Além disso, estas substâncias inibem a peroxidação lípidica e reduzem o risco de doenças cardiovasculares, efeitos estes relacionados à sua atividade antioxidante, caracterizada pela capacidade de sequestrar radicais livres em organismos vivos. 
Os alcaloides também estão presentes na passiflora, são beta-carbolinas, derivados da serotonina e do triptofano, normalmente presentes no organismo. Eles são inibidores da enzima monoaminoxidase (MAO), e apresentam ação agonista com os receptores GABA e benzodiazepínicos. São utilizados como tranquilizantes e até mesmo no auxílio ao tratamento da hipertensão. 
A passiflora também conta com saparinas. Trata-se de uma substância que tem ação no sistema nervoso central, auxiliando os neurotransmissores e proporcionando sensação de relaxamento, por exemplo. A planta ainda conta com compostos fenóis e cianogênicos glicosil. 

Benefícios em estudo

Ação calmante: A passiflora estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar. Por isso, a planta é benéfica em casos de insônia.

Previne a depressão: A passiflora ajuda a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes químicos primários, calcalóides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo. 

Melhora a concentração: Ao proporcionar maior sensação de bem-estar e relaxamento, a pessoa consegue alcançar maior estado de concentração. 

Boa contra infecções: A passiflora possui ação antibactericida, por isso ela é uma aliada 

Boa contra a doença de Parkinson: Acredita-se que a presença dos alcaloides harmina e harmalina, possam ser eficazes contra o Mal de Parkinson, porém ainda não há detalhamento dos mecanismos. 

Controla a pressão arterial: As harmalas, substâncias presentes na passiflora inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial. 

Quantidade recomendada

A quantidade que pode ser ingerida depende de cada caso e deve ser prescrita por um nutricionista ou um nutrólogo. 

Como consumir

 As partes usadas para consumo da Passiflora são suas flores, folhas e caules. Elas são utilizadas para a elaboração de chás, tinturas e cápsulas.
O chá de passiflora pode ser feito da seguinte maneira: coloque 2 colheres de chá de Passiflora seca em uma xícara de água fervente e deixe repousar durante 10 minutos. Depois coe e beba até 3 vezes por dia. 

Cuidados ao consumir

Ao ingerir a passiflora não exceda a quantidade prescrita, para não alcançar efeitos indesejáveis. Ela também não deve ser usada durante a gravidez, pois possui substâncias em seu extrato que causam aumento da contração uterina. Crianças, pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a algum componente da planta e mulheres em fase de amamentação só devem fazer uso da passiflora após a recomendação médica. Ela não é recomendada para pacientes que fazem uso de outros medicamentos com efeito sedativo, hipnótico ou anti-histamínico. A passiflora é recomendada para pessoas com um nível maior de estresse, insônia e ansiedade. 

Riscos do consumo em excesso

 Quando consumida em excesso a passiflora pode potencializar os efeitos sedativos, aumentando o tempo de sono. Em alguns casos, também pode aumentar a ação anticoagulante, causada pelas cumarinas presentes na espécie vegetal. Além disso, podem ocorrer náuseas, vômitos, cefaleia e taquicardia.

Combinação

Passiflora é aliada contra a depressão - Foto: getty Images
Passiflora é aliada contra a depressão
Combinar a passiflora com a camomila é uma opção para potencializar ainda mais seu efeitos calmante. 

Fonte consultada:

Nutricionista Cátia Medeiros, da Atual Nutrição  
LINKS PATROCINADOS

COUVE,BRÒCOLIS e COUVE-FLOR podem estimular...

Couve, brócolis e couve-flor podem estimular gene com função anticancerígena

Outras crucíferas também proporcionam esse benefício, esses vegetais ainda contam com uma série de nutrientes

ARTIGO DE ESPECIALISTA PUBLICADO EM 04/05/2015
foto especialista
Dr. Durval Ribas NUTRÓLOGO - CRM 40093/SP
ESPECIALISTA MINHA VIDA
Couve-flor, brócolis e couve-manteiga são vegetais que fazem parte do grupo das crucíferas. Eles apresentam muitos benefícios para a saúde e são considerados alimentos funcionais. Esses vegetais são ricos em fibras, minerais (cálcio, magnésio, fósforo, selênio) e vitaminas (E, K e C), além de apresentarem baixo teor calórico e serem fontes de luteína, betacaroteno, quercetina e antioxidantes. 
Outro importante benefício dessa família é uma substância chamada sulforafane, um fitonutriente com capacidade de estimular o gene com função anticancerígena. Estudos apontam que o ácido indol-3-carbinol encontrado nesses vegetais tem a capacidade de neutralizar as células tumorais sensíveis ao hormônio estrógeno, como os do ovário, mama e próstata. 
PUBLICIDADE

Recentemente, um estudo da Universidade Chungbuck, na Coréia do Sul, publicado pelo periódico científico Obesity, mostrou que esses vegetais também atuam contra o ganho de peso e ajudam no combate à obesidade. Os pesquisadores observaram que as substâncias dos vegetais interferem no desenvolvimento dos adipócitos, que controlam o aumento das células de gordura, sendo capaz de parar o processo que faz com que esse grupo celular cresça e se multiplique. 
Além de todos esses benefícios, cada um dos vegetais que fazem parte das crucíferas possuem benefícios particulares e devem ser consumidos em uma dieta balanceada. 
Brócolis: é um dos vegetais mais nutritivos. O mais indicado é comê-lo cru em saladas ou preparados no vapor. Possui glucorafanina, que ajuda nas propriedades antioxidantes dos tecidos do corpo, além das propriedades anti-inflamatórias. É também excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajudam na regulação da pressão arterial. 
Couve: ingrediente importante nos diversos pratos dos brasileiros, ela também ajuda a fixar o cálcio nos ossos e possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. Possui uma variedade grande de vitaminas e minerais que, combinados aos fotoquímicos presentes na folha, ajudam na absorção dos nutrientes dos outros alimentos da refeição. 
Couve-flor: excelente fonte de vitaminas, como as vitaminas B1, B2, B3 e B6, e vitaminas C, K e E. Além disso, ela fornece os minerais essenciais como magnésio, cálcio, fósforo, potássio e manganês. 
Couve de Bruxelas: rica em fitonutrientes, que ajudam o sistema imunológico, e alto teor de fibras, que reduz o colesterol. Estudos recentes também apontam que alguns compostos desse vegetal bloqueiam a atividade de enzimas sulphotransferase, que podem ser prejudiciais para saúde e a estabilidade do DNA. 
Repolho: rico em fibras, o vegetal é ótimo para digestão e possui nutrientes que ajudam na saúde do revestimento intestinal e do estômago. O repolho ainda auxilia os níveis de bactérias no intestino, reduzindo as ruins e aumentando as boas.