quinta-feira, 14 de maio de 2015

MUQUECA de PEIXE ao molho de CAMARÃO

11259739_1029854960357947_4311433933063721610_n
  • 1 kg de pintado em postas
  • 1/2 kg de camarão pequeno para molho sem casca
  • Metade de 2 pimentões cortados em rodelas finas (1 verde e 1 amarelo)
  • 2 tomates maduros cortados sem sementes em rodelas finas
  • 3 dentes de alho macetado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 10 colheres de sopa de azeite de dendê
  • 2 limões
  • 1 colher de sopa não muito cheia de sal
  • 2 cebolas pequenas cortadas em rodelas finas
  • 1 pimenta dedo de moça picada em pedaços bem pequenos
  • 1 maço de coentro bem picado
  • Cebolinha
MODO DE PREPARO
  • Primeiramente, corte o peixe em pedaços
  • Faça uma pasta com alho, sal, pimenta e suco dos limões e tempere o peixe
  • Deixe o peixe no tempero por 2 horas, tampado com filme na geladeira
  • Na panela de barro ou de pedra, esquente 5 colheres (sobremesa) de azeite de dendê e misture a metade do leite de coco
  • Forre o fundo da panela com a metade das rodelas cortadas (cebola, tomate e pimentão) juntamente com a metade do coentro picado
  • Acrescente o peixe e cubra com o restante das rodelas cortadas (cebola, tomate e pimentão) e o restante do coentro picado
  • Regue com o restante do leite de coco e 5 colheres (sobremesa) de azeite de dendê
  • Não mexa em hipótese alguma, tampe a panela e leve ao fogo por 15 minutos até cozinhar o peixe
  • Depois acrescente o camarão e deixe cozinhar por mais 7 minutos
  • Sirva se possível em um recheaud, se não pode servir na própria panela de pedra ou barro (para manter aquecido)
  • Para ornamentar, salpique cebolinha bem cortada
  • Sugestão de acompanhamento: arroz branco e pirão, com relação a bebida por ser uma comida forte e de origem de região quente, recomendo o acompanhamento da cerveja ou caipirinha

TRUQUES que vão inovar a maneira.de usar o Microondas..


1
  • Dicas
VEJA
O forno micro-ondas é um eletrodoméstico que facilita a vida de muita gente, e com as dicas que separamos para você pode facilitar ainda mais. Confira:
O forno micro-ondas foi criado para ajudar na preparação rápida de alimentos. Ele praticamente revolucionou a vida das pessoas que não tem tempo ou que moram sozinhas.
No decorrer dos anos foram surgindo modelos novos e mais eficientes e as pessoas também foram desenvolvendo alguns truques, que permitem fazer coisas super criativas com o eletrodoméstico.
A Fatos Desconhecidos selecionou os melhores deles para você . Veja abaixo alguns truques que vão inovar a maneira como você usa o micro-ondas:

1. Tacos crocantes e em formato de concha

tacos 1
Você gosta de tacos? Com o micro-ondas é possível prepará-los de maneira rápida deixando-os super crocantes. Para fazer dois tacos, você vai usar duas canecas que possam ir ao micro-ondas, um prato e duas massas de tortilhas.

tacos 2
Basta encaixar as massinhas no interior das canecas, como se fosse fazer uma cone. Depois use o prato com suporte das duas canecas, que devem ir ao micro-ondas por 1 minutos. Em seguida, é só rechear a massa, que sai crocante e no formato certinho de um taco.

2. Leite cremoso

leite 1
Esse truque é bastante simples. Você vai precisar de um pote de conserva e leite. Para deixar o leite cremoso e com bastante espuma, basta despejá-lo dentro do pote e chacoalhar por 30 segundos.
leite 2
Em seguida, coloque o pote sem a tampa por cerca de 30 segundos no micro-ondas e interrompa o processo antes do leite derramar. Depois é só colocar a bebida no seu café.

3. Limões e laranjas mais fáceis de espremer

limao 1
Para fazer com que laranjas e limões fiquem mais fáceis de espremer, corte as frutas ao meio e as coloque em um prato. Depois leve ao micro-ondas por 10 ou 12 segundos.
limao 2

Depois disso fica bem mais fácil preparar o seu suco.

4. Bacon super crocante

bacon 1
Se você é um amante de bacon com certeza vai gostar desse truque, isso porque você consegue fazer bacon sem sujeira e sem excesso de gordura, além de deixá-lo extremamente crocante.
bacom 2
Para isso, basta colocar, em um prato, um pedaço generoso de papel toalha. Em seguida, coloque as fatias de bacon sobre o papel e o dobre sobre a carne, tampando todo o bacon.
Para finalizar, leve o bacon ao micro-ondas, contando um minuto por fatia.

5. Pipoca sequinha

pipoca 1
Não há segredo para preparar pipoca de micro-ondas, mas você sabia que o eletrodoméstico também pode ser usado para o preparo de pipoca comum?
Você só vai precisar de milho de pipoca e um saquinho de papel. Para fazer, despeje meia xícara de pipoca comum, sem sal ou água, dentro do saquinho de papel e dobre bem a abertura, para ficar bem fechada.
pipoca 2
Leve ao micro-ondas por três minutos ou até que as pipocas comecem a estourar, depois disso conte até 3 ou 4 segundos e já pode tirar o saquinho. A pipoca sai sequinha e crocante e você ainda pode salgar à gosto.

5 alimentos ou bebidas que sabotam a sua DIETA

Atualizado em 30/04/2015
Por Liza

M_MULHER_stock-photo-3647351-cookies-measureCuidado com armadilhas ao escolher o que entra no seu carrinho de supermercado. Alguns produtos têm a fama de contribuir na luta em prol da boa forma, mas nem sempre são os melhores parceiros.
Para não cair em ciladas, uma estratégia é atentar aos detalhes das embalagens. Não pense que estampar as palavras light e diet nos rótulos é sinônimo de alimento que não engorda. Não é bem assim. Para um alimento ser considerado light, deve haver redução de, no mínimo, 30% de energia ou de algum nutriente, como o sódio, por exemplo. Já o produto diet tem de estar isento de alguma substância, que pode ser açúcar, sódio, proteína… Geralmente são itens específicos para alguns grupos, caso dos diabéticos, e, fique sabendo, podem carregar muitas e muitas calorias.
Por isso, procure observar o valor energético na hora da compra, pois ele informa o total de calorias da porção. Também vale fazer outras comparações para levar o produto mais saudável. As melhores escolhas são as que oferecem mais fibras, além de mais vitaminas e outros nutrientes indispensáveis.
Convidamos a nutricionista Bianca Chimenti Naves, da clínica NutriOffice, na capital paulista, e membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, para elencar cinco alimentos e bebidas que boicotam a dieta saudável. Confira a seguir.
Refrigerante dietEsse tipo de bebida tende a concentrar uma grande dose de sódio, e o exagero no consumo desse mineral pode favorecer o aumento da pressão arterial. “Também é importante lembrar que, por mais que a versão diet/zero não seja fonte de calorias, esse produto é composto por várias substâncias químicas, caso dos edulcorantes, dos conservantes, dos aromatizantes e dos corantes”, ressalta Bianca.
Para matar a sede, que tal beber copos e copos de água ao longo do dia? Ou recorrer a sucos naturais sem a adição de açúcar? Experimente educar seu paladar para saborear o gosto das frutas.
Biscoito água e salSe você pensa que a receita dessa bolacha se resume a água e sal, observe atentamente a lista de ingredientes. Geralmente o biscoito concentra bastante gordura, uma substância que ajuda a incrementar a consistência e o sabor.
E é bem comum exagerar na quantidade, ou seja, devorar vários biscoitos de uma vez, o que prejudica a qualidade do consumo alimentar.
Dessa maneira, quem troca o pão por biscoitos pode estar cometendo um grande erro. “Pães integrais oferecem fibras e costumam ser menos gordurosos”, diz. Então, vale insistir na dica: muita atenção aos rótulos!
Chocolate diet“De modo geral, pode-se dizer que o consumo desse alimento deve ser feito por pessoas com restrição específica, caso dos diabéticos, e não por aqueles que desejam emagrecer”, esclarece Bianca.
É que, como o chocolate diet não costuma conter açúcar na formulação, a receita acaba concentrando maior quantidade de gorduras, para melhorar o sabor e a textura, e acaba ficando bem calórica.
“O ideal é controlar a quantidade ou optar pelas versões com maior teor de cacau, ou seja, com mais de 50%”, sugere. O chocolate amargo é rico em antioxidantes e aparece em estudos como um dos alimentos que ajudam a proteger as artérias.
TapiocaEmbora ela seja a queridinha da vez, sua composição não é tão interessante assim. “A tapioca é, basicamente, fonte de calorias e de carboidratos”, revela Bianca. Faltam as festejadas fibras, que são essenciais para quem quer manter o peso saudável. Elas ajudam a garantir o bom funcionamento intestinal, e, ainda, promovem um aumento da saciedade, o que contribui para o controle de apetite.
“Para os que apreciam o sabor, a tapioca é válida para variar o cardápio, mas é importante que o consumo seja associado a fontes de fibras e de proteínas, de modo a deixar a refeição mais equilibrada”, ensina. Assim, frutas e queijos magros, caso do cottage, podem ser bons parceiros.
Suco detoxA bebida tem feito sucesso nas dietas de emagrecimento. “Mas é preciso tomar cuidado com sua composição e com a quantidade consumida”, avisa Bianca. Uma receita com abacate, por exemplo, embora seja muito nutritiva, tende a ser bem calórica. Daí que exceder na dose pode resultar em quilos além da conta. “O consumo deve ser feito de forma equilibrada e sem exageros”, enfatiza.
Por outro lado, é importante ressaltar que esses sucos jamais substituem o almoço ou o jantar. “Trocas desse tipo levam à carência de nutrientes importantes para o organismo”, comenta. Uma sugestão é incluí-los em lanches intermediários entre as grandes refeições, de preferência acompanhados de fontes de proteína magra, como alguns tipos de queijo.

BROCOLIS COM QUEIJO

Brócolis com queijo

0
 
Ingredientes
  • 1 maço de brócolis limpos e picados
  • 1 colher de sopa de pasta de alho
  • 1 ovo batido
  • 1 xícara e 1/4 de cháde leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de chá de queijo light ralado
  • 3 colheres de sopa de azeite
Modo de Preparo
  • Cozinhe o brócolis no vapor e deixe ficar “al dente”
  • Coloque em uma panela o azeite, o alho e deixe dourar levemente
  • Junte a farinha e continue mexendo
  • Em seguida, junte o leite
  • Bata com um garfo e forme um creme
  • Coloque, em um refratário, o brócolis e despeje o creme
  • Em seguida, o queijo ralado e, por último, o ovo batido
  • Deixe gratinar em forno quente
  • Sirva com arroz
  • Bom apetite
Tempo de Preparo: 40min

QUICHE de palmito

 

11258314_1029947890348654_2359210505044190939_n
  • Massa:
  • 100 g de margarina para culinária (1 tablete)
  • 1 gema
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • Recheio:
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de margarina
  • 2 tomates (sem pele e sementes) picados
  • 1 lata de ervilha escorrida
  • 1 vidro de palmito picado (preferência pupunha)
  • 1 copo de requeijão cremoso ou bisnaga
  • Sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de leite
  • Salsinha picada a gosto
  • Cobertura:
  • 3 ovos
  • O restante da caixinha de creme de leite
  • 3 colheres de queijo ralado
Fonte:Luciene Moreira
MODO DE PREPARO
  • Massa:
  • Bater todos os ingredientes no multiprocessador (na função massa) até que vire uma bola homogênea
  • Colocar a massa em forma com aro removível, fazendo bem as bordas, fazer furos com o garfo e levar ao forno por aproximadamente 10 minutos
  • Recheio:
  • Doure a cebola e o alho na margarina
  • Junte o tomate e refogue rapidamente
  • Acrescente a ervilha, o palmito e cozinhe por 5 minutos
  • Junte o requeijão e o sal e misture bem
  • Dissolva a farinha no leite e junte a mistura de palmito
  • Deixe no fogo por mais 5 minutos
  • Acrescente a salsinha e misture
  • Cobertura:
  • Bater todos os ingredientes no liquidificador
  • Colocar o recheio e em cima a cobertura
  • Levar ao forno até dourar e retire o aro para servir quando a quiche estiver fria
  • Sirva acompanhada de salada verde

Brigadeiro sem ir ao fogo



1

MODO DE PREPARO
  1. Derreta no micro-ondas o chocolate com a manteiga e acrescente em seguida o creme de leite, o leite em pó e o cacau em pó
  2. Bata no liquidificador
  3. Leve à geladeira por 4 horas e molde como achar melhor
                 Ingredientes