sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Curiosidades Natalinas- Papai Noel

Conta a lenda que o Papai Noel original (São Nicolau), deixou seus primeiros presentes, moedas de ouro, nas meias de três meninas pobres que precisavam de dinheiro. Elas haviam pendurado as peças sobre a lareira para que o calor do fogo as secasse. Há cerca de 50 anos, nos países do hemisfério Norte, era tradição que as meias penduradas fossem encontradas na manhã de Natal cheias de frutas e doces.
A tradição da árvore de Natal surgiu na Alemanha, no século XVI. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século XIX, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou- se pelo mundo.
Durante o século XIX, as famílias mais abastadas adquiriram o hábito de pôr velas acesas sobre suas janelas na época do Natal indicando, através de sua luz e calor que aquela casa estava aberta para oferecer abrigo a quem não tivesse como fugir do frio do inverno.
O trenó do Papai Noel é puxado por oito renas. Seus nomes originais são: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Curpid, Donder e Blitzen. A primeira vez que os bichos voadores foram mencionados foi em uma história chamada Uma Visita de St. Nicholas, escrita por C. Clement Moore, em 1823. A rena do nariz vermelho, surgiu bem depois das outras, em uma história chamada Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho, de 1939. Antes mesmo da publicação do conto Rudolph foi chamado de Rollo e Reginald.
Os Primeiros cartões de Natal datam de 1843 e foram feitos manualmente. O primeiro que se tem registo foi enviado por John Calcott Horsely a Henry Cole, o mesmo amigo que lhe deu a idéia de fazê los. Horsely queria fazer cartas rapidamente a todos seus familiares, felicitando- os pela data.
Fonte: Ideal Dicas.

Rosca de Natal

Fim de semana requer uma rosca de Natal. Ela é gostosa e fácil de fazer.
Experimente fazê-la. Saboreie com um gostoso café com leite no lanche da tarde.
Bom apetite!

Ingredientes:

1 lata de leite condensado, 300 ml de água (1 1/2 xícara de chá) 150 ml de óleo, 1 colher (sopa) de essência de abacaxi, 4 ovos inteiros, 100 g de fermento fresco em tablete, 1 kg de farinha de trigo peneirada, 2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas, 1 xícara (chá) de uvas passas escuras sem caroço banhadas no conhaque, 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro misturado com 1/2 colher (sopa) de canela para polvilhar. Fondant: Cerejas coloridas, nozes e frutas cristalizadas para decorar. Para o fondant de açúcar: 4 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro e Suco de 2 limões Preparação:
No liquidificador, bata o leite condensado, a água, o óleo, a essência de abacaxi, os ovos e o fermento. Despeje tudo numa tigela. Junte aos poucos a farinha de trigo e sove a massa, com as mãos untadas de manteiga (fica uma massa mole e grudenta). Por último, junte as frutas cristalizadas e as uvas passas. Unte uma forma redonda (30 cm de diâmetro x 7 cm de altura) com manteiga e polvilhe o açúcar com canela. Divida a massa em 6 ou 7 bolas, fazendo-as passando de uma mão para outra. Coloque uma ao lado da outra na forma. No centro, coloque um copo forrado com papel-alumínio para quando a massa crescer não fechar o espaço totalmente. Embrulhe a forma num pano de prato. Envolva num plástico e leve para crescer até dobrar de volume por mais ou menos 1h. Polvilhe o açúcar com canela misturados. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por mais ou menos 35 min. Retire do forno e espalhe o fondant. Decore com cerejas, nozes e frutas cristalizadas.Para o fondant de açúcar : Leve ao fogo em banho-maria o açúcar com o suco de limão, mexendo sempre. Misture bem o açúcar ao limão até formar um creme. Deixe por uns 3 min (até aquecer bem). Despeje ainda quente sobre a rosca.
Fonte: