sexta-feira, 10 de março de 2017

MINÂNCORA : VÁRIAS UTILIDADES ! VOCÊ SABIA?



 
A minâncora tem como ativos o óxido de zinco, o cloreto de benzalcônio e a cânfora.

O Óxido de Zinco, que também está presente no Hipoglós, é um ativo adstringente com ação antisséptica. O Cloreto de Benzalcônio é também um antisséptico, bactericida e descongestionante nasal. Já a cânfora (amo o cheiro!) tem ação analgésica suave, antisséptica, antipruriginosa e rubefaciente ( tem ação irritante que aumenta a circulação local e dissipa processos inflamatórios).

Com base nos ativos, percebe-se que essa pomada é indicada principalmente como antisséptica e cicatrizante, e funciona em vários problemas de pele, como espinhas (seca espinhas, , escaras, frieiras, irritações cutâneas, antissepsia da pele, tratamento de pequenos ferimentos, arranhões e picadas de insetos, escoriações, assaduras e pequenas queimaduras.

Apesar de todas essas indicações, a minâncora é mais utilizada para combater espinhas, pra frieiras, pra chulé e como desodorante, pois, supostamente, combate os odores, o que eu não duvido, porque o cheiro de cânfora é bem forte.

Eu já usei pra combater a oleosidade mesmo, mas já faz muito tempo… Embora me lembre de que era eficaz, e embora minha mãe jura que faz efeito rápido pra oleosidade e espinhas, porque tem efeito “secante”, tentei usar ontem pra testar de novo, mas, como uso ácido, a minha pele estava bem sensível e ficou ardendo (normal!).

Apesar de não usar na pele faz tempo, aqui em casa sempre tem essa pomada e eu vivo cheirando (#alouca) pra evitar que o nariz fique entupido por qualquer bobagem.

Esse é um dos motivos, aliás, pra ter um pote de cânfora em casa, porque meu nariz é enjoado demais e vive entupindo, daí é só cheirar a cânfora que fica melhor, sabe?

Olhei o site do fabricante hoje e vi que eles têm vários outros produtos, como a Minâncora Faces, a Minâncora Action, o Creme de Beleza Minâncora e a Minâncora Cosmética, dentre outros. Alguém já testou? Fiquei super curiosa e vou tentar encontrar na farmácia daqui!

Enfim, uma pomada baratinha que tem várias utilidades, do tipo que a gente deve ter em casa pra qualquer “emergência”, né?

ESPUMA DE BANANA COM CHIA






Aprenda a fazer esta sobremesa saborosa e leve!

Ingredientes:


Espuma:

  • 5 bananas do tipo prata bem maduras e picadas;

  • 2 colheres (sopa) de sementes de chia;

  • 1/4 xícara (chá) de água;

  • 1 pote de iogurte natural desnatado (170g);

  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;

  • Suco de 1/2 limão tahiti;

  • 2 claras batidas em neve.

Calda:

  • 1 banana prata, bem madura, cortada em cubos pequenos;

  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo;

  • 1/2 xícara (chá) de água;

  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:


Espuma:

  1. Hidrate as sementes de chia na água;

  2. Reserve por 15 minutos;

  3. No liquidificador, coloque as bananas, o iogurte, o açúcar mascavo e o suco de limão;

  4. Bata bem;

  5. Passe este creme para uma tigela e incorpore as sementes de chia já hidratadas e as claras em neve;

  6. Distribua em recipientes e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Calda:

  1. Numa frigideira pequena, coloque todos os ingredientes e cozinhe por 5 minutos;

  2. Sirva gelado sobre a espuma.