quarta-feira, 26 de outubro de 2011

AVEIA

Aveia é um cereal da família do arroz, ainda pouco valorizada em nosso país, porém com valor nutritivo e terapêutico apreciável.
É rica em magnésio, zinco, cobre, manganês, ferro, cálcio, proteínas, vitaminas (B e E) e carboidratos.
Contém bastante fibras que serve para varrer os intestinos e melhor funcionamento deste.
Benefícios da aveia
A aveia diminui a absorção do mau colesterol (LDL) impedindo que o intestino absorva o excesso de gordura. Protege o corpo de doenças cardiovasculares impedindo as placas de gorduras nas artérias.
É capaz de controlar o açúcar no sangue, bem recomendada para os diabéticos, controla a pressão arterial, equilibra o sistema nervoso e por isso é ideal para esgotamento mental. Fortalece o sistema imunológico, combate infecções, protege contra dermatites, eczemas, psoríase e urticária e doenças da pele em geral.
Contém bastante enxofre e por isso é bom para queda de cabelo assim como sua beleza.
Aveia reduz colesterol
O dr. Anderson da Universidade de Kentucky demonstrou que comendo aveia todos dos dias, em 3 semanas abaixa 30% do mal colesterol (LDL) e aumenta em 15% do bom colesterol (HDL).
Mas a aveia também é excelente para os meditadores e estudantes porque ajuda na concentração.
Deve ser consumida de preferência em grãos, se não é possível, buscar os flocos mais graúdos, pois o alimento, quanto mais for manipulado (moído, processado), mais acidificado fica e o corpo humano necessita de alimentos que alcalinizem e não acidifiquem o sangue.
Os grãos podem ser ingeridos crus se deixado de molho durante 1 a 3 dias ou brotado que é quando seu potencial nutritivo está mais acelerado e contém mais energia vital.
Cuide-se e boa sorte!
Fonte:

Suzete Barreto é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais há 25 anos. Trabalhos na Pastoral da Saúde e da Criança – MG com consultas e programa de rádio, beneficiando inúmeras pessoas. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos. Dá palestras e cursos em quase todo Brasil e no exterior.