quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Confira algumas funções que o vinagre branco pode te ajudar no dia a dia







Para limpar tapetes e carpetes: A cada litro de água, acrescente duas colheres de sopa de vinagre. Para eliminar cheiro de mofo em armários: Coloque uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro dentro do móvel vazio. Deixe pernoitar. Para remover o mofo dos azulejos: Aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão.    

APRENDA A ARMAZENAR CORRETAMENTE O FEIJÃO COZIDO



 
Quando você for cozinhar seu feijão, o ideal é que você só coloque o colorau, pois ele não tem gostoe se você já cozinha com os temperos, eu feijão dura no máximo 2 dias, não é? E aí você cozinha feijão mais de 3 vezes na semana? Que desperdício de gás!


Como eu disse, costumo cozinhar metade de 1 quilo, mas só uso umas 100 gramas feijão poralmoço. Como fazer isso?

Depois que o feijão estiver cozido, pegue apenas a parte que você irá consumir no almoço. O que sobrar, coloque em um pote com tampa e depois de frio, claro, coloque na geladeira.

Toda vez que você for usar, só pegue a quantidade necessária e tempere da forma que você quiser. Esse feijão sem tempero dura 5 dias na geladeira.

Quer que dure mais? Separe quantidades certas que você e sua família consomem em um dia em potinhos pequenos e congele. Toda vez que você precisar usar, descongele e tempere. Feijão congelado dura 1 mês.

COMO HIGIENIZAR FRUTAS< VERDURAS E LEGUMES




 
Aprenda a higienizar as frutas e verduras

Nesta época do ano, com este calorão, aumentamos em muito a ingestão de sucos, saladas e frutas. Mas, para comermos esses alimentos com segurança, são necessários alguns cuidados para garantirmos saúde para a família, e cuidar da família é nossa especialidade 
Vou colocar aqui alguns passos para obtermos frutas, legumes e verduras livres de microoganismos , que são responsáveis pelas indesejáveis intoxicação alimentar.

 

Para higienizar verduras:



  1. Fazer a retirada das folhas estragadas,

  2. Lavar em água corrente, folha por folha, removendo com as mãos as sujidades visíveis,

  3. Em seguida coloque as folhas em uma vasilha com a seguinte solução: para 1 (um) litro de água acrescente 1 (uma) colher de sopa de água sanitária (ou use hipoclorito de sódio entre 2 e 2,5% de cloro ativo, siga as instruções da embalagem), as folhas tem que ficar totalmente imersa, caso haja necessidade, aumente a solução obedecendo à proporção estipulada acima,

  4. Deixe nesta solução por 20 minutos,

  5. Enxague em água corrente tratada,

Para higienizar legumes:


Siga o mesmo procedimento que você fez com as verduras, tomando o cuidado de esfregar bem os que vão ser ingeridos com a casca para ajudar na eliminação dos agrotóxicos:

  1.  Use bucha própria para lavar os legumes,

  2. Coloque numa solução de água sanitária igual a das verduras, deixe pelo mesmo período de tempo,

  3.  Faça o enxague em água corrente e tratada,

Eu tive um problema sério com o meu caçula, uma pancreatite por agrotóxico no tomate, aquela coisa de criança apressada para brincar, e não quer perder tempo, apanha o que tá na frente e sai comendo sem lavar, por mais que cuidemos nos escapam, mas aprendemos com os sofrimentos também, desde então nos acostumamos a comer o tomate sem casca, eu acho até mais gostoso.

Para higienizar frutas:


Para as frutas que vão ser ingeridas com casca:

  • Lave em água corrente tratada,

  • Use esponja (esfregue bem), para eliminar o máximo possível de agrotóxico,

  • Deixe também na solução de água clorada pelo mesmo período,

  • Enxaguando também em água tratada.

Observação: Esta regra vale também para as frutas que vão ser consumidas sem casca, pois no momento do corte, se não fizermos o procedimento de limpeza e desinfecção, estaremos através da lâmina da faca, contaminando de fora para dentro.

Vale lembrar que a melhor coisa é se possível dar preferência aos orgânicos que não utilizam agrotóxicos, atentando que é necessário fazer a limpeza e desinfecção correta, pois o plantio é feito na terra e por isto não estão livres das bactérias.

Existem ainda os hidropônicos, que são cultivados em estufas e não possuem agrotóxicos, estes pela legislação só necessitam de limpeza, mas eu particularmente, não cofio, acho melhor fazer a desinfecção, seguro morreu de velho.

Hoje virou febre os produtos já limpos, cortados e embalados, expostos nas gôndolas dos supermercados, uma maravilha para o mundo moderno, mas inspecione bem, é isto mesmo, inspecione soou como fiscalização? É isto que devemos fazer inspecionar, o melhor fiscal é o consumidor, verifique procedência, desinfecção, acondicionamento.

Como necessitamos de praticidade, uma boa opção para higienizar as frutas, verduras e legumes é o Hipoclorito de Sódio em forma de conta gota, vocês encontram em drogarias e supermercados, mas não se esqueçam de verificar o registro junto ao Ministério da Saúde, e a maneira de usar.

Caso opte por lavar os legumes, frutas e verduras, antes de acondicioná-los na geladeira, faça a guarda em vasilhas com tampa, ou saco plástico próprio, lembrando que a desinfecção das folhas com produtos químicos deve ser feita na hora do preparo.

Prevenir é sempre melhor, que remediar.

 

DICA PARA LIMPAR O PISO E O REJUNTE







Dica pratica e barata confira   Querendo 
limpar o piso e o rejunte, deixe de molho por alguns minutos antes de lavar com essa mistura de água
  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1/3 xícara de suco de limão
  • Adicionar legenda
  • 1/4 de xícara de vinagre.
download (6)