quarta-feira, 8 de agosto de 2012

COLESTEROL -8 de agosto, dua nacional de combate ao colesterol


O que é Colesterol?
Você sabia que dia 08 de agosto é o dia Nacional de Combate ao colesterol?






Segunda a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 17 milhões depessoas morrem a cada ano em consequência de doença cardiovascular e ocolesterol elevado é um dos principais fatores de risco dessa doença.






Por se tratar de um assunto tão sério, criamos aqui no Minha Vida a Semana do Combate ao Colesterol.






Você sabe se possui os níveis corretos de colesterol?
Ou então conhece os hábitos para se prevenir?






E se você já tem colesterol alto, sabe como controlá-lo de maneira eficiente?


O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:



Saiba mais
Vídeo: conheça o que provoca o aumento do colesterol
•LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento
• HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.


Tipos


Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como visto, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue" e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, ele precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções.



Saiba mais
Vídeo: saiba como prevenir o colesterol alto.

A associação dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas, sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" (LDL - low density ou baixa densidade).

Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.


Fatores de risco


Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.



Saiba mais
Vídeo: conheça os perigos das carnes para a saúde

A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos, leite não desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado.

A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente, principalmente, em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre as suas fibras e deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga.

As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las. É por isso que é necessário consumi-las na alimentação. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Quando quiser preparar um pão mais saboroso, prefira margarina light ou diet à manteiga.


Voltar ao topo

visão geral
sintomas
diagnóstico e exames
tratamento e cuidados
convivendo (prognóstico)
prevenção


Sintomas de Colesterol


O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso, quem tem aterosclerose e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras saturadas tem mais chances de ter colesterol alto. A aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias.
Aterosclerose é o endurecimento das paredes dos vasos causado pela deposição de gordura

Voltar ao topo

visão geral
sintomas
diagnóstico e exames
tratamento e cuidados
convivendo (prognóstico)
prevenção


Diagnóstico de Colesterol


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:
•Colesterol Total: abaixo de 200mg/dL de sangue
• Bom Colesterol (HDL): acima de 35mg/dL de sangue
• Mau Colesterol (LDL): abaixo de 130mg/dL de sangue.


Tratamento de Colesterol


Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas a aterosclerose só melhora com uma mudança mais significativa no estilo de vida. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle, são fundamentais. As pessoas que tem diabetes devem ficar mais atentas.



Saiba mais
Como abaixar o colesterol
A importância da atividade física para controle do problema
O que entra e o que sai do prato de quem tem colesterol alto
Reduza os níveis de colesterol nas crianças




Complicações possíveis


Níveis elevados de colesterol estão associados a doenças coronarianas e aterosclerose. As recomendações habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos.

O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.

Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares.

Aterosclerose

É o endurecimento das paredes dos vasos causado pela deposição de gordura. Existe uma predisposição genética que, combinada com o fumo, o estresse, a vida sedentária e a pressão alta, pode levar à doença.