sábado, 28 de outubro de 2017

MANGA FAZ MAL PARA DIABETES ?

Manga faz mal para diabetes? Descubra

Por ser rica em açúcar natural, muitas pessoas se questionam sobre seu consumo por diabéticos

Na busca constante por uma qualidade alimentar, as frutas, legumes e verduras são unanimidade, sobretudo no que se refere a algumas doenças. No caso da diabetes, o consumo de fruta pode ser indicado ou proibido, dependendo, principalmente, do tipo da fruta. No que diz respeito a manga, muita gente se questiona se ela faz bem ou mal para quem tem o diabetes. Essa dúvida será sanada na sequência!
Pela facilidade com que a manga é encontrada, incorporá-la no cardápio diário não envolve qualquer dificuldade. Outra vantagem vem do sabor, já que, diferente de outros ingredientes que são benefícios para o controle da diabetes, a fruta é bastante saborosa. Como se ainda não bastasse, a manga traz muitas outras vantagens para a saúde do paciente como um todo.
A manga é uma fruta originária do sul da Ásia, porém, foi introduzida na cultura de várias outras localidades a partir do século 4 a.C. Rapidamente a manga foi se adaptando em todo o mundo pela facilidade no cultivo e sabor agradável. A regiões com clima tropical e subtropical são as que apresentam melhor facilidade para o cultivo da manga.
Por ser rica em açúcar natural, muito se questiona se a manga faz mal para diabetes
O indicado é que esse consumo seja moderado e acompanhado por médico (Foto: depositphotos)

Quem tem diabetes pode comer manga?

manga é rica em açúcar natural, porém, o consumo entre os pacientes diabéticos deve ser acompanhado pelo médico. Mesmo sendo uma fruta recomendada, comer em excesso pode trazer sérios danos para a saúde do diabético. De acordo com o site DiabeTV, “consumir muita manga pode levar a picos prolongados de níveis de açúcar no sangue e causar os piores sintomas do diabetes”.
Em contrapartida, ainda segundo o site, “se a manga for consumida nas porções corretas, seus benefícios são incríveis”. Geralmente o indicado é que a quantidade não ultrapasse as 100 gramas, o que representa 13 gramas de carboidratos. Na avaliação médica, o fator de risco que é levado em consideração são os efeitos da fruta no organismo, independente se a diabetes é do tipo 1 ou 2.
Ainda em relação ao consumo da fruta, comer a manga in natura é mais vantagem para o diabético do que na forma de suco. Isso é explicado pela quantidade de manga necessária para se obter um copo da bebida. Ainda em relação ao paciente diabético, consumir a fruta antes da realização de atividades físicas traz vantagens em relação a própria atividade e ao funcionamento do corpo.

Manga x diabetes

Segundo o site Health Unlocked, relacionado a Associação Nacional de Assistência ao Diabético, as pessoas com diabetes podem comer as frutas que desejarem, inclusive a manga. Dúvidas em relação a esse ponto surgiram a partir da associação com o índice glicêmico dos alimentos e à maneira como funciona o metabolismo das pessoas com diabetes.
“Como as frutas são ricas em fibras solúveis e insolúveis, parte de seus carboidratos não são absorvidos na corrente sanguínea, e os que são, fazem isto lentamente. Isso evita que se apresentem os perigosos picos de açúcar no sangue. Quanto maior a quantidade de fibras de um alimento, menor o índice glicêmico (efeito do alimento no açúcar no sangue), e melhor é este alimento para quem sofre de diabetes”, diz o site.
Para que fique mais claro, uma porção de 100 gramas de manga fornece apenas 50 calorias, sendo aproximadamente 13 gramas de carboidratos, 1 grama de proteínas. Ela também é rica em fibras. Só para se ter ideia, em 100 gramas de manga são encontradas 2 gramas de fibras. Mediante todos esses pontos, o paciente com diabetes não deve consumir mais do que 100 gramas da fruta.
Já em relação ao Índice Glicêmico (IG) – que está diretamente relacionado com o nível de açúcar no sangue e a maneira com que determinado alimento irá afetar a mesma – ele varia de acordo com a composição de cada alimento. A manga possui IG considerado moderado, já que está entre 60 e 85. Vale lembrar que o carboidrato é o maior responsável pelo aumento da glicemia.

Benefícios da manga para a saúde

Uma série de fatores faz com que a manga seja um alimento benéfico para a saúde do ser humano. Ela é conhecida pelo seu sabor adocicado que agrada a muitos paladares, talvez seja por isso que ela se tornou bastante popular no Brasil. A manga pode ser encontrada em diferentes variedades de cor e tamanho, porém, por ser uma fruta fibrosa, além de ser sumida in naturatambém entra no preparo de alguns sucos e sobremesas.
A fruta é rica em vitaminas do complexo A, B, C, E e K, além de minerais como o cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio. A manga fresca possui 60 calorias a cada porção com 100 gramas. Por conter antioxidantes como quercetina, isoquercitrina, fisetina, astragalin e ácido gálico é indicada na prevenção de alguns tipos de câncer, justamente por funcionar como uma proteção contra os radicais livres.
Por ser uma rica fonte de fibras, a manga também auxilia na digestão, mantendo o intestino limpo e saudável; por compor mangiferina, a fruta ajuda na diminuição do colesterol ruim. O polifenóis, também encontrados na manga, reduz o acúmulo de gordura nas artérias. A manga possui antioxidantes que retardam o envelhecimento natural das células, sobretudo da pele, ajudando também na cicatrização de acne.

Veja mais benefícios da manga

Pelo que já deu para ver até agora, incluir a manga na dieta é um bom negócio para a saúde. Porém, os benefícios relacionados a essa fruta não param por aí. A manga melhora as funções cerebrais, sobretudo no que diz respeito a comunicação das células nervosas. A concentração, controle do estresse e humor também são influenciados pelas substâncias presentes na fruta.

Pesquisa sobre os benefícios da manga para o controle do diabetes

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), a manga é uma fruta que auxilia no tratamento do diabetes. Isso porque ela possui uma fibra solúvel conhecida por pectina, conhecida por reduzir a glicose, melhorando os níveis de açúcar no sangue. Isso acontece porque ela retarda a digestão de amido e outros polissacarídeos.
Já de acordo com a American Diabetes Association, a manga é considerada um alimento imprescindível para a dieta do paciente com diabetes. Essa indicação vem pela própria fonte de vitaminas que a fruta contém, tais como vitamina C, potássio, fibra, sais minerais e antioxidantes. Por ser constituída de açúcares simples, o corpo os absorve com mais facilidade.

MACARRÃO ALHO E ÓLEO


Macarrão alho e óleo


Ingredientes

  • 1/2 kg de macarrão espaguete
  • Alho a gosto
  • Sal a gosto
  • 6 colheres de (sopa) de óleo

Modo de Preparo

  1. Cozinhar o macarrão
  2. Escorrer e lavar o mesmo
  3. Em uma panela coloque o óleo para esquentar e doure o alho
  4. Quando o alho estiver dourado acrescentar o macarrão e misturar tudo até que fique homogêneo.
  5. Sirva em seguida

BOLO DA MOÇA

Bolo da moça

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite de coco fresco (use a lata de leite condensado)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de margarinha com sal

Modo de Preparo

Bata tudo junto no liquidificador Coloque numa forma untada e enfarinhada Leve ao formo por mais ou menos 1 hora Obs Para saber se ele esta assado, ele ficará douradinho em cima Espete um palito para ver se não esta grudando Não deve ser assado em forma alta, pois pode ficar cru por dentro e queimar fora O ideal é usar uma forma retangular

BOLO TOALHA FELPUDA --VÁRIAS RECEITAS

3 ovos inteiros
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 e ½ copo de leite
1 colher (sopa) de fermento
Calda
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pacote de coco ralado
1 e ½ copo de leite
Modo de preparo
Para fazer a massa, bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje em uma forma untada. Asse em temperatura mediana e em fogo pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
A calda deste bolo toalha felpuda é muito simples. Basta misturar todos os ingredientes e reservar. Depois, faça vários furos com um garfo no bolo e regue a massa com o líquido. Depois é só servir em temperatura ambiente ou gelado.
Da Palmirinha
Ingredientes
Massa
4 gemas
4 claras batidas em neve
100 g de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar peneirado
120 ml de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 vidro de leite de coco
1 colher (sopa) de fermento
Cobertura
2 pacotes de 100 g de coco ralado fresco ou industrializado
2 colheres (sopa) de água de coco
1/2 xícara (chá) de leite
1 lata de leite condensado
Modo de preparo
A receita de bolo toalha felpuda da Palmirinha é fácil e leva poucos minutos. Misture o açúcar com as gemas e a manteiga e bata até obter um creme homogêneo. Coloque o leite normal e o de coco e bata novamente, adicionando a farinha aos poucos. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Por fim, despeje o fermento em pó, mexa devagar e asse em uma forma untada em forno pré-aquecido a 180ºC por até 50 minutos.
Para fazer a calda, basta misturar o leite com o leite condensado e regar sobre o bolo previamente furado com um garfo. Finalize este bolo toalha felpuda simples decorando-o com coco ralado umedecido na água de coco.
Da Ana Maria Braga: recheado
Ingredientes
Massa
5 ovos
2 colheres (sopa) de margarina sem sal
2 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara (chá) de coco ralado fresco ou em flocos
3 xícaras (chá) de leite integral ou semidesnatado
1 vidro de leite de coco
Recheio
1 vidro de leite de coco
100g de coco ralado fresco ou em flocos
3 colheres (chá) de margarina
250ml de leite condensado
3 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de maisena
3 claras em neve
200ml de creme de leite
1 pacote de gelatina em pó sem sabor
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
Calda
1 vidro de leite de coco
250 ml de creme de leite
3 xícaras (chá) de leite
Modo de preparo
O bolo toalha felpuda da Ana Maria Braga é um pouco mais complexo, mas sua textura molhadinha e saborosa vale a pena. Para prepará-lo, comece batendo as claras em neve e reserve. Misture as gemas com a margarina e o açúcar até obter um creme suave e uniforme. Adicione a farinha, o fermento e o coco ralado e misture delicadamente. Em outra tigela, mescle o leite de coco com o leite comum e vá despejando aos poucos na massa batida, misturando bem. Acrescente as claras em neve e mexa com delicadeza. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC até que fique dourado e firme.
Para fazer o recheio, caramelize o açúcar com a água. Espere alguns minutos para que a mistura não fique tão quente e coloque o coco ralado, o leite de coco e a margarina. Mexa em fogo baixo. Misture a maisena no leite e despeje, seguida do leite condensado. Espere engrossar e acrescente as claras em neve. Por fim, coloque o creme de leite e a gelatina dissolvida na água. Misture tudo e deixe na geladeira.
A calda é mais simples. É só misturar os três ingredientes em uma tigela e regar a massa, fazendo furinhos com o garfo para que o líquido penetre. Depois, divida a massa horizontalmente, recheie e sirva gelado ou em temperatura ambiente.
Do Edu Guedes
Ingredientes
Massa
3 ovos
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de leite
1 e ½ xícara (chá) de coco ralado
1 e ½ xícara (chá) de leite de coco
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Calda
1 e ½ xícara (chá) de coco ralado ou em flocos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
Modo de preparo
Edu Guedes ensina a fazer bolo toalha de felpuda molhadinho e com calda crocante. Para começar, basta bater com um fuê o açúcar com os ovos em uma tigela e, depois, acrescentar a manteiga. Umedeça o coco ralado com o leite de coco e despeje na tigela, colocando a farinha de trigo em seguida. Misture bem e, por fim, coloque o fermento. Asse em uma forma untada em forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que fique consistente e dourado.
Para fazer a calda, coloque o coco, o açúcar e o leite em uma panela e cozinhe em fogo baixo até formar obter uma consistência densa
Para finalizar este bolo gelado de coco, faça furos na massa já assada e cubra com a calda. Sirva gelado.

TORTA DE FRANGO


Torta de frango

Ingredientes

Massa:
  • 750 ml de leite
  • 200 ml de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de queijo ralado
  • 1 colher (sopa) de caldo de galinha
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 3 ovos
  • Sal a gosto
Recheio:
  • 500 g de frango cozido, temperado e desfiado
  • 200 g de presunto ralado
  • 200 g de mussarela
  • 1 lata de milho verde
  • 1 lata de ervilha (opcional)
  • 2 tomates sem pele e sem sementes, picados pequenos
  • Cheiro verde a gosto
  • Queijo ralado e orégano a gosto (para salpicar por cima da torta)

Modo de Preparo

  1. Junte os ingredientes da massa na batedeira, e bata até obter uma consistência firme.
  2. Em um recipiente à parte, misture os ingredientes para o recheio.
  3. Unte uma assadeira com óleo e coloque a metade da massa.
  4. Adicione o recheio e cubra com o restante da massa.
  5. Salpique queijo ralado e orégano sobre a torta e asse a 150 graus, até dourar.