sábado, 14 de março de 2015

BENEFÍCIOS DA FARINHA DE COCO


Aqui no Brasil, o coco é uma fruta bastante comum, principalmente no litoral. Geralmente, nós consumimos a água contida no coco e sua polpa, que pode ser usada de diferentes formas na culinária. Há algum tempo, outro ingrediente extraído da fruta tropical ganhou fama: o
 óleo de coco. E agora, quem está fazendo sucesso nas revistas e blogs especializados em dietas é a farinha de coco.

A Farinha de Coco

Você deve estar se perguntando de onde é extraída a farinha de coco. Ela é feita a partir da polpa da fruta desidratada. Porém, antes do processo de desidratação, a gordura do coco é toda retirada. Isso faz com que a farinha seja pouco gordurosa, rica em fibras e bastante nutritiva. Por causa dessas características, acredita-se que o ingrediente seja um importante aliado nas dietas de emagrecimento, além de ajudar no controle do diabetes e melhorar o funcionamento do intestino.

Lista de Benefícios

Os estudos sobre os benefícios da farinha de coco ainda estão caminhando, mas muitos apontam para os bons resultados trazidos pelo consumo do produto. Veja alguns deles:
Farinha de Coco
Farinha de Coco
  • Emagrecimento – devido à grande quantidade de fibras, que aumentam a sensação de saciedade e dificultam a absorção de gorduras pelo organismo;
  • Controle do diabetes – porque torna a absorção da glicose mais lenta;
  • Redução do colesterol – apesar de conter gorduras do tipo insaturada, que podem elevar o colesterol, a farinha também dificulta absorção das gorduras por causa das fibras;
  • Trânsito intestinal – mais uma vez, a grande responsável pelo efeito benéfico é a fibra, que aumenta o bolo fecal e estimula o bom funcionamento do intestino;
  • Imunidade – estimula a macrobiota intestinal, que tem função importante no fortalecimento do sistema imune.

Quanto e Como Consumir

Não existe uma quantidade exata de farinha de coco a ser consumida por dia. Os especialistas acreditam que 2 colheres (sopa) do produto são o suficiente para quem quer aproveitar todos os benefícios listados acima sem correr riscos. A dica é usar o ingrediente no preparo de pães, bolos e biscoitos. Ela pode, inclusive, substituir a farinha de trigo e, por não conter glúten, é indicada aos celíacos. A farinha também vai bem nos sucos, vitaminas e saladas de fruta.

BENEFÍCIOS da TAPIOCA



Benefícios da Tapioca

A tapioca já é conhecida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil há muito tempo. Porém, sua fama tem se expandido para todo o país, por causa de seu sabor e também dos benefícios que traz para a saúde. Extraída da mandioca, a tapioca conta com muitos nutrientes benéficos, como os sais minerais. Por isso, seu consumo é indicado para substituir outras formas de carboidratos – pães, massas e arroz.

Tapioca Emagrece?

Como sempre, essa é uma questão relativa. Tudo vai depender da quantidade que você come e também dos ingredientes usados no recheio da tapioca. Em certa perspectiva, a tapioca ajuda sim a emagrecer, porque não é muito calórica (70 kcal para 1 colher de sopa) e contém mais nutrientes que o pão branco, por exemplo. No entanto, isso não quer dizer que você pode comer quantas quiser. Os nutricionistas afirmam que o ideal é comer uma tapioca como fonte de carboidrato em apenas uma refeição diária.
Tapioca
Tapioca

Sem Glúten

Outra boa notícia em relação à tapioca é a ausência do glúten. Para quem sofre com a doença celíaca, isso é ótimo, pois o ingrediente substitui alguns dos alimentos proibidos como o trigo. Além disso, vários estudo procuram entender  melhor a ação do glúten em nosso organismo. Acredita-se que a gliadina, proteína contida no glúten, é responsável pelo acúmulo de gordura na região abdominal e por alguns processos de inflamação. Por essa razão, existem especialistas que defendem a redução na ingestão de glúten por todas as pessoas.

Cheia de Sais Minerais

Os sais minerais desempenham várias funções em nosso corpo e nesse quesito a tapioca é bem completa. Ela contém cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco, fósforo, cobre, manganês e selênio. O cobre o e o ferro participam da produção de glóbulos vermelhos no sangue, além de prevenirem doenças como a anemia. O potássio, por sua vez, é um vasodilatador natural, melhorando a circulação e reduzindo a pressão arterial. Esses são bons motivos para incluir a tapioca em sua alimentação.

PESQUISAR
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email