domingo, 12 de outubro de 2014

Nossa Senhora Aparecida (História)

História de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

A virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

História

A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Muitos outros milagres aconteceram. Vejamos alguns deles:

Milagre das Velas

Milagre das VelasSegundo relata a história de Fé, em um dos momentos de devoção dos primeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida, as velas que iluminavam o local repentinamente se apagaram. As pessoas ficaram atônitas com o ocorrido e começaram a entrar em pânico. Mas passado pouco tempo, as velas milagrosamente acenderam-se novamente ao bater do vento.
 

A libertação do escravo Zacarias

A libertação do escravo ZacariasComo se sabe, o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida aconteceu em um momento triste da história do Brasil: a escravidão. O povo negro sofria nas mãos dos donos das terras. A “Mãe negra” veio para dar uma lição de vida e amor ao próximo.

Foi o que aconteceu com o escravo Zacarias, que havia fugido de uma fazenda do Paraná e era caçado por todos os cantos, até ser encontrado no Vale do Paraíba. 

Preso, Zacarias acorrentado nos pulsos e nos pés. O caminho de volta passava próximo à capela que havia sido construída para a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Então, o escravo pediu permissão ao seu caçador para rezar diante da imagem.

Incrédulo, o caçador deixou. A fé de Zacarias foi tamanha que milagrosamente as correntes se romperam, deixando-o livre. Diante do milagre, o caçador acabou por libertá-lo.
 

O cavaleiro ateu

O cavaleiro ateuDesde que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, e ao longo da história, muitos espaços foram construídos para que a devoção à “Mãe negra” pudesse acontecer. Esses locais sempre recebiam grande número de pessoas que colocavam nas mãos da Mãe de Deus a vida. Mas também era destino de muitos incrédulos. 

Esse milagre aconteceu com um deles. Passando por Aparecida e vendo a fé dos romeiros, zombou e tentou entrar na Igreja a cavalo para destruir o local e alcançar a imagem. Porém, o que esse cavaleiro não esperava era que as patas do animal ficassem presas em uma pedra. A partir daí, o homem passou a acreditar.

A pedra em que o cavalo ficou preso pode ser vista na Sala dos Milagres no Santuário Nacional de Aparecida.
 

A cura da menina cega

A cura da menina cegaVisitar o Santuário Nacional de Aparecida é uma viagem emocionante, principalmente quando se entra na Sala dos Milagres, onde milhões de histórias de graças alcançadas se concentram.

O simples fato de olhar a Basílica, a primeira grande igreja erguida em Aparecida em devoção a Nossa Senhora Aparecida, também é motivo de milagre e foi o que aconteceu a uma menina cega que passava em frente à Basílica com sua mãe. Ao se aproximar, a garota disse “Mãe, como aquela Igreja é bonita”, e o milagre havia acontecido.
 

Menino no rio

A cura da menina cegaUm rio que pode trazer a salvação por meio do encontro de uma imagem, também pode trazer o risco da morte. Foi o que aconteceu na história de mais um milagre de Nossa Senhora Aparecida.

Um dia, pai e filho foram pescar. A correnteza estava muito forte, o que faz com que o filho, que não sabia nadar, caísse no rio e fosse levado cada vez mais rápido.

O desespero do pai levou-o a rezar a Nossa Senhora Aparecida. E mais uma vez a “Mãe negra” ouviu: o corpo do garoto, de repente, parou de ser levado, mesmo com a correnteza ainda forte, até que o pai pudesse chegar perto e salvar o filho. 
 

O caçador

O caçadorVoltando de um dia negativo de caça, um caçador viu-se em uma situação perigosa: deparou-se com uma enorme onça. Sem munição, porque havia usado tudo em suas tentativas frustrantes ao longo do dia, o homem ajoelhou-se, rezou e foi atendido: a onça, que antes parecia ter um alvo certeiro, desviou-se e foi embora.
 

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável mãe Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores,
Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados...
Nossa Senhora Aparecida,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por Vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.

E de modo particular hoje, nesta novena, faço meu pedido
(diga agora sua intenção)

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-Vos
e ao Vosso Santíssimo Filho Jesus.
Nossa Senhora Aparecida, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo,
Dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais,
Livrai-nos da tentação do demônio,
Para que, trilhando o caminho da virtude,
Possamos um dia ver-Vos e amar-Vos
na eterna glória.

Nossa Senhora Aparecida rogai por nós.
Nossa Senhora Aparecida intercedei por nós.
Nossa Senhora Aparecida fazei-nos dignos das promessas do Teu Filho.
Amém.

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, cheio (a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado (a) a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas.

Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja!

Receita de Mini pizzinha marguerita


Por Addad Franco   
Foto: Addad Franco
Ingredientes
Massa
  • 4 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água morna
Cobertura
  • 200g de mussarela raladinha
  • 400g de tomatinho cereja cortado ao meio
  • 3 colheres (sopa) de folhinhas de manjericão mini
  • Sal a gosto
  • Azeite de oliva para regar
  • Folhinhas de rúcula para decorar
Modo de preparo
Massa
  • Coloque a farinha em uma tigela com o fermento, o sal e o açúcar e vá adicionando um pouquinho de água por vez até obter uma massa.
  • Se for necessário, acrescente um pouco mais de água.
  • Ponha a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse bem por cerca de 10 minutos, coloque esta massa em uma tigela limpa, cubra com um pano de prato e deixe crescer por uma hora.
  • Sove a massa novamente por 5 minutos em uma superfície enfarinhada e deixe crescer novamente por 30 minutos.
  • Preaqueça o forno a 220º.
  • Divida a massa em 12 partes, abra cada parte com um rolo de massa, enfarinhando e formando círculos fininhos e coloque-os em uma assadeira.
  • Espalhe um pouco de mussarela sobre cada massinha de pizza e cubra com os tomatinhos.
  • Espalhe as folhinhas de manjericão por cima e salpique uma pitadinha de sal.
  • Para finalizar, regue com um pouquinho de azeite.
  • Asse por 15 a 20 minutinhos.
  • Retire do forno e decore com algumas folhinhas de rúcula.
  • Sirva em seguida.


Fonte: Comida e Receitas 

BOLO CONFETE


Receita de bolo confeteIngredientes
Bolo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Gotas de essência de baunilha a gosto
  • Margarina para untar
  • Farinha de trigo para polvilhar
Recheio
  • 200 ml de geleia de morango
Cobertura
  • 100g de coco ralado
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • ]1 caixa de creme de leite (200g)
  • Confeitos coloridos para decorar
Modo de preparo
Bolo
Bata os ovos até dobrarem de volume. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente lentamente os demais ingredientes: o açúcar, o leite, a farinha de trigo, o fermento e a essência de baunilha. Aumente a velocidade e continue batendo até obter uma massa bem cremosa. Unte e polvilhe uma forma de furo central para bolo, coloque a massa e asse em forno médio preaquecido por, aproximadamente, 40 minutos. deixe esfriar. Corte o bolo ao meio e recheie com a geleia.
Cobertura
Em uma panela, coloque todos os ingredientes da cobertura, aguarde alguns minutos para o coco hidratar. Cozinhe mexendo em fogo baixo até obter um creme firme. Retire e misture o creme de leite. Cubra o bolo com o creme e decore com os confeitos coloridos.
Rendimento: 16 porções
Fonte: Revista Receita minuto