terça-feira, 8 de março de 2016

BOLO DE COCO SEM FARINHA

Bolo de coco sem farinha (Low carb)

100g de coco ralado desidratado sem açúcar
50g de queijo parmesão ralado (de marca boa, please - isso que dá o sabor especial e não, não fica gosto de queijo)
3 ovos (se forem pequenos tem que colocar 4)
1/2 xícara de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de açúcar magro* (ver link abaixo)
1 colher de sobremesa

 * (http://www.lightsweet.com.br/pt-BR/magro/detalhes/24/a%C3%A7%C3%BAcar-magro-low%C3%A7ucar---light

Preparo:
Pré-aqueça o forno na temperatura média. Misture todos os ingredientes em uma tigela até se tornar uma mistura homogênea. Leve ao forno em uma forma pequena untada (eu usei uma de silicone de 20cm de diâmetro) por aproximadamente 20 minutos. 



Observação:

De uns tempos pra cá, adotei a dieta lchf (low carb high fat) com princípios paleo e evitando o trigo. O intuito deste post é dar uma receita de um bolo maravilhoso que fiz hoje de manhã, mas  se ficaram curiosos sobre minha linha dietética, sugiro que leiam o livro "Barriga de Trigo" e o blog do Dr. Souto - http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/ que explicam detalhadamente e com bases científicas a dieta paleolítica-lchf, os malefícios do trigo, entre outras coisas.

BOLO DE ARROZ

receita bolo de arroz

bolo de arroz

A culinária anda na moda. A culinária na internet também. São cada vez mais os que partilham receitas e aventuras na cozinha, desde chefs prestigiados, restaurantes e os bloggers. Há uma magia especial nas imagens que parecem saltar para fora dos monitores, como que impregnadas de sabor e cheiros que nos invadem os sentidos de imediato. Somos cativados a testar, a reinventar, a sair da nossa caixa e explorar os que os outros nos incentivam a fazer. Queremos fazer também e tudo nos aponta para essa sensação de realização que, em muitos momentos, nunca pensámos ser capazes de levar até ao fim. Absorvemos a inspiração nas palavras, nos gestos, nas partilhas, dos desafios deixados pelos desconhecidos que passamos a conhecer e a simpatizar. Bebemos um pouco da essência de cada um e dos momentos em que captam cada imagem, cada pormenor.
Mas embora já não passe sem esta poderosa ferramenta, bem lá no fundo, continuo a ser uma old fashion girl, ainda loucamente apaixonada pelos livros, todos eles e os de receitas em especial, sobretudo os mais antigos, com o cheiro bucólico das suas páginas. Velhas e amareladas pelo tempo, com as impressões de quem as desfolhou e os rabiscos que se vão anotando em cada canto vazio de letras. O que lhes falta em imagens apelativas, sobra-lhes em tradição. E hoje, o bolinho para o fim-de-semana não podia ser mais tradicional. É um Bolo de Arroz, em versão XL, que qualquer um de nós já provou e gostou, e que desta forma pode ser partilhado por toda a família.
Bom fim-de-semana!
bolo de arroz


BOLO DE ARROZ "XL"
(uma receita d' O Livro de Ouro da Doçaria, de Noémia Ferreira Ramos)

ingredientes

6 ovos médios (gemas e claras separadas)
60g de margarina ou manteiga amolecida
150g de açúcar
1 medida de tampa de uísque
150g de farinha de arroz
1 c.chá de fermento em pó


preparação

1. ligar o forno à temperatura de 180ºC e untar uma forma de bolo inglês com manteiga, polvilhando em seguida com farinha
2. numa taça, bater as claras em castelo bem firme
3. à parte, bater a margarina ou a manteiga com o açúcar durante 3 minutos, acrescentando as gemas uma a uma, batendo bem em cada adição
4. acrescentar o uísque e bater mais um pouco
5. misturar a farinha e o fermento e, em seguida, 1/4 das claras em castelo, de forma a tornar a massa menos dura
6. finalmente, envolver suavemente as restantes claras
7. deitar a massa na forma e salpicar com um pouco de açúcar
8. levar ao forno durante cerca de 40 a 45 minutos, ou até o bolo estar completamente cozido (verificar com o teste do palito)
9. retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma rede metálica


10. desenformar e servir em fatias, salpicadas com um pouco de açúcar

mingau de linhaça

MINGAU DE LINHAÇA






Ingredientes:


3 colheres (sopa) de leite de coco

3 colheres (sopa) de água

2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada

Adoçante a gosto

Canela


Modo de preparo:


Misturar bem todos os ingredientes, exceto a canela, e levar ao micro-ondas por um minuto. Mexer bem ao retirar e polvilhar canela. 


Rendimento: 1 porção

Calorias: 220 por porção