Quem resiste a um cheirinho de pipoca?
Um dos itens mais apreciados do mundo, companheira inseparável de um filminho, a pipoca pode contribuir tanto para o nosso bem-estar quanto para a nossa saúde, sabia?
Por mais incrível que pareça, a pipoca pode ser uma importante aliada da sua alimentação, graças a algumas de suas características nutricionais.
Descubra aqui como a pipoca pode fazer parte da sua alimentação saudável!

O que é que a pipoca tem?

A relevância nutricional da pipoca se deve a presença de dois compostos essenciais para o funcionamento adequado do organismo: as fibras alimentares e as vitaminas do complexo B.
Ambos são encontrados em abundância neste alimento tão comum, prático e gostoso.

Os benefícios das fibras da pipoca

Além do puro prazer de devorar um pipoquinha, ela também ajuda o organismo por causa das fibras alimentares – as mesmas que estão presentes em todos os alimentos de origem vegetal.
Como a pipoca é feita a partir dos grãos de milho, é natural que também possua boas concentrações deste nutriente em sua composição.
Como a fibra alimentar não é digerida pelo organismo humano, fica disponível para atuar no metabolismo de alguns nutrientes e em algumas funções orgânicas.
A fibra ajuda a controlar a glicemia sanguínea, já que reduz a absorção de glicose, ainda no estômago, evitando que seja despejada no sangue e ajudando a melhorar o quadro clínico de doenças como a diabetes.
Ela também faz o mesmo com o colesterol, diminuindo a absorção de gordura pelo organismo.
As fibras ainda têm papel importante na sensação de  saciedade, pois ocupam um espaço físico no estômago, fazendo você sentir menos fome – e, consequentemente, também comer menos.
Para completar, as fibras ajudam na regulação do trânsito intestinal, pois aumentam a motilidade deste órgão, estimulando a passagem do bolo fecal.

O que as vitaminas do complexo B fazem

O complexo B é um dos mais importantes complexos de nutrientes da nossa alimentação, composto pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12.
As vitaminas do complexo B têm várias funções metabólicas essenciais para o funcionamento perfeito do organismo e, por isso, não devem faltar na dieta de ninguém.
Entre as várias funções das vitaminas do complexo B, muitas são executadas pelas que estão disponíveis na pipoca: prevenção da fadiga muscular, auxílio na formação da bainha de mielina, ação antioxidante, metabolismo da glicose e da gordura, produção de glóbulos vermelhos, manutenção do sistema imunológico da saúde da pele, unha e cabelos.

Para ter benefícios, consumo deve ser moderado

Apesar da pipoca fazer bem ao nosso organismo, é preciso ter alguns cuidados para obter seus benefícios. O primeiro, que vale para todos os alimentos, é evitar exageros.
O segundo é que a pipoca em geral é preparada com muita gordura e muito sal, o que afeta consideravelmente seu valor calórico e reduz seus benefícios.
Se você quer ter a pipoca como aliada na dieta, sem prejudicar a qualidade da sua alimentação, opte sempre por consumir este produto com baixa quantidade de sal e com pouca (ou nenhuma) gordura em sua preparação.
Uma opção é utilizar temperos ao invés de sal: orégano, tomilho, pimenta do reino e companhia – assim, você ainda acrescenta à pipoca todos os benefícios à saúde promovidos por esses produtos.
Ah! E fuja da pipoca doce! A grande quantidade de açúcar aumenta consideravelmente o valor calórico do alimento e é extremamente prejudicial para a saúde.

A porção ideal de pipoca

Nutricionistas indicam que a ingestão de 20g (uma xícara e meia) por dia é suficiente para garantir os benefícios oferecidos pelas fibras e vitaminas deste alimento. Lembre-se de que esta porção deve ser com pouco sal, sem açúcar e sem óleo.