sexta-feira, 9 de novembro de 2012

APRENDA a matar CUPIM


Como plantar Ipê Amarelo

Posted: 08 Nov 2012 11:00 AM PST



Ipẽ um novo jeito para decorar o seu jardim



Não é difícil plantar uma espécie deste tipo no jardim, porém é necessário seguir algumas regras. O ipê-amarelo é uma arvore que quando floresce faz a alegria das cores nas ruas e parques da cidade.



Conhecido como a cor dourada do Brasil, ele é encontrado em todas as regiões do país, e sempre chama a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.



Tipos Diferentes de Ipê



Cientificamente existem cerca de doze tipos de ipês com flor em tons amarelos espalhados pelo país. Entretanto, eles não são encontrados em todas as regiões do do país como nos estados do Sul, a Tabebuia serratifolia predomina no restante do território nacional, enquanto a Tabebuia alba ocorre principalmente do Paraná ao Rio Grande do Sul.



Como Plantar o Ipê em Casa



1 - Primeiro é preciso um solo úmidos, profundos e com boa drenagem. Entretanto, o clima é fundamental, é preciso que a temperatura seja predominantemente entre os e 13 e 23 graus, para que ela possa crescer e florescer, o que em média acontece a parti dos ters anos, depois do plantio



2 - O ipê-amarelo não deve ser plantado sob o sol diretamente, nem em áreas com geadas, apesar de tolerar temperaturas baixas. Recomenda-se associar seu cultivo com outras plantas, como jequitibá e cedro.



3 - As covas, vão depender do tamanho da muda, porém, normalmente, deve ter entre 20 x 20 x 20 centímetros, ou as covas podem ser abertas com 40 x 40 x 40, no caso de plantas mais altas. Deixe espaçamento de 3 x 3 metros entre linhas. Em alamedas, aumente a distância para 5 x 5 metros.



4 - Sua reprodução é um processo que se inicia quando a árvore atinge três anos de idade, florescimento. A espécie precisa de um agente polinizador para se reproduzir, e este é o vento, ou e a abelha que os seus principais responsáveis pela dispersão do pólen das flores.



Vídeo sobre o Ipê Amarelo







































Aprenda como matar cupim



Cupim, um bichinho bastante intrigante, afinal, o vemos apenas em alguns momentos, porém, quando este se propaga, os danos são além de visíveis, certas vezes irreparáveis.



O cupim, assim como outros insetos estão chegando em tempo de alegria, afinal, com a chegada do verão, é que eles saem de suas tocas e começam a se alimentar em abundância. O cupim, aquele bichinho que se alimenta de madeira, aproveita a celulose da peça em que ele formou colônia, e acaba por descartar aquilo que não é interessante.



Como Localizar o Cupim em Casa



Se você não sabe identificar se há ou não cupim em sua casa, é importante que verifique nos locais onde haja madeira, e isto não é apenas armários, camas e taco, há casos, em que os cupins acabam por atacar forro de casas, fazendo com que muitas vezes se torne um risco para os moradores. Sendo assim é possível verificar se há ou não cupim quando se nota farelos de madeira nos cantos do local, como por exemplo um guarda roupa que fica com as bordas repletas de pozinho de madeira.



Como Matar os Cupins



E como esses bichinhos se alimentam de madeira, não é interessante mantê-lo em sua casa, sendo assim, é preciso exterminá-lo, pois eles conseguem deteriorar moveis e peças de maneira bastante acelerada. Antes de mais nada é importante entender que acabar com eles não é uma tarefa fácil, do contrário, eles são bastante resistentes a diversos tipos de venenos.



Nos dias de hoje, o que é utilizado para acabar com os cupins é um fungo chamado Metarhizium Anisopliae que é considerado como um inimigo natural dos bichinhos, e este tipo de fungo é criado em laboratório, sendo assim, é fácil de se conseguir, de certa forma, e para aplicá-lo na madeira o processo é feito através de pulverização, assim como também o produto deverá ser injetados em pontos estratégicos da residência, sem que se deixe qualquer local passar, desta forma o fungo deverá agir nos orgãos internos dos cupins ou de outros insetos que estejam alojados na madeira, e em pouco tempo morrerão fazendo com que o seu móvel e a sua casa estejam livres por completo.



Vídeo sobre Cupins


Fonte;