quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

XAROPE DE MARACUJÁ

maracujá é um fruto com diversas propriedades medicinais. Ele possui vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, fósforo e ferro. Devido a essas substâncias, o maracujá atua como adstringente, antiinflamatório, calmante e vermífugo.
Um boa forma de aproveitar essas propriedades é preparar o xarope de maracujá. O remédio é utilizado como fortificante, além de combater os sintomas da tosse e da bronquite. A receita também leva hortelã, que atua como expectorante, fazendo com que o organismo elimine o excesso de muco.
Abaixo, ensinamos você a preparar e consumir o xarope.
Maracujá
Receita de Xarope para Tosse

Você vai precisar de:

  • 2 maracujás grandes
  • 4 folhas de hortelã
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de Preparo:

Coloque a polpa do maracujá em uma peneira e vá mexendo com uma colher até que a polpa da fruta se separe, restando só as sementes. Em uma panela, junte a polpa do maracujá, as folhas de hortelã (previamente lavadas) e o açúcar mascavo. Deixe cozinhar até formar um melado e desligue. Quando estiver frio, guarde em um vidro com tampa na geladeira.

Posologia:

As crianças devem tomar 1 colher de café do xarope 3 vezes ao dia. Os adultos também devem consumir o xarope em 3 porções diárias, mas seguindo a dosagem de 1 colher de sopa.

Dica:

Também é possível acrescentar o suco de 1/2 limão ao xarope, para torná-lo ainda mais eficiente. O suco pode ser adicionado durante ou preparo ou quando o remédio já estiver pronto.