domingo, 26 de agosto de 2012

Não tenha vergonha de ganhar dinheiro fazendo que gosta

Não tenha vergonha de ganhar dinheiro fazendo o que gosta

Posted: 24 Aug 2012 06:39 AM PDT


Em minhas palestras, eu sempre defendo que dinheiro não traz felicidade. E não traz mesmo. Quantos exemplos conhecemos de pessoas muito ricas, mas que eram extremamente infelizes? Michael Jackson, Elvis Presley, Marilyn Monroe servem como comprovação do que estou dizendo. Eram ricos, bem sucedidos profissionalmente, mas eram infelizes e “fracassados” na vida.

Mas, se o dinheiro não consegue trazer felicidade pra ninguém, a falta dele também não deixa ninguém feliz. É difícil ser feliz devendo o aluguel, sem dinheiro pra fazer a feira ou pra comprar o leite das crianças, concordam? Enfim, dinheiro não traz felicidade, mas é incontestavelmente útil e necessário no mundo em que vivemos.

No entanto, vejo por aí pessoas com vergonha de ganhar dinheiro. Parece absurdo? Infelizmente, não é. Alguns encaram o dinheiro como algo sujo, feio e que empobrece o espírito. E, por conta disso, têm vergonha de cobrar o real valor por seus serviços.

Estes acham, por exemplo, que não podem cobrar pelos serviços prestados aos amigos e parentes, pois assim estarão agindo como mercenários. Não raro, têm a mentalidade de que é pecado ganhar muito dinheiro fazendo o que se gosta ou que é errado receber dinheiro em troca do que se faz com prazer. E assim vão boicotando a si mesmos, cotidianamente, sem se darem conta disso. Fracasso é o que espera pessoas assim.

É claro que a meta de um empreendedor não deve ser ganhar dinheiro. Ao iniciar uma atividade, o empreendedor deve ter em mente a possibilidade de realizar seus próprios sonhos, fazer o que gosta, o que lhe dá prazer, inovar, fazer a diferença na vida de outras pessoas e, assim, se sentir realizado. O dinheiro será a conseqüência desse trabalho. E o dinheiro que vier, será bem vindo, lógico!

Não tenha vergonha de receber (bem!) em troca dos serviços que você realiza. É justo que você lucre ao desempenhar uma atividade que será útil a outras pessoas. Não pense que porque está tendo prazer ao desempenhar um serviço, não deve receber por ele. Ao contrário, deve sim. Não é errado ganhar dinheiro. E, melhor ainda se esse dinheiro é conseqüência de um trabalho realizado com amor e prazer. É muito bom fazer o que se gosta e ainda ser pago por isso.

Portanto, nada de boicotar a si mesmo, menosprezando seu trabalho apenas porque ele foi realizado com prazer. Prefira notar que os resultados excelentes e diferenciados são fruto da dedicação e de o esforço ter sido realizado com prazer – e por isso ele deve ser remunerado à altura. Lembre-se sempre disso!

Bons negócios e até a próxima.

Foto de sxc.hu.
------
Este artigo foi escrito por Beto Chaves.
Empresário e CEO da BC10 - Grupo Digital, professor de Empreendedorismo, Liderança e Gestão de Pessoas e profere palestras sobre liderança, empreendedorismo e qualidade de vida. Há mais de uma década desenvolve projetos de sucesso na área de comunicação digital, trabalhando na construção de sites para internet e publicidade.