terça-feira, 23 de julho de 2019

CALDO DE CANA - BOM PARA O FÍGADO, FORTALECE AS UNHAS




A cana de açúcar é bastante versátil, dando origem a diversos produtos do dia a dia do brasileiro.
Açúcares demerara e mascavo, além da cachaça, rum e do combustível etanol são exemplos. O caldo de cana também é útil, tendo inúmeros benefícios à saúde, podendo ser consumido de várias formas.
Benefícios para a saúde
caldo de cana benefícios para a saúde
Crédito: Wikimedia Commons
Por ser bastante adocicado, você pode adicionar abacaxi, limão e outras frutas cítricas.
Consumi-lo em sua forma pura também é delicioso, bastam algumas pedrinhas de gelo para deixá-lo perfeito.
Além de saboroso, possui propriedades medicinais que podem auxiliar em alguns problemas comuns. Confira abaixo por que incluir essa bebida em seu dia a dia.
1. Pele mais saudável
Se você quer se livrar das benditas acnes e espinhas, então o caldo de cana pode ajudar. Devido a presença dos ácidos alfa-hidroxi, a exemplo do glicólico – muito utilizado em medicamentos para acne.
Além disso, é rico em antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce, ajudando na renovação celular e deixando sua pele cada dia mais bonita.
2. Dá energia
Esse é meio óbvio. Está sem energia, um copo bem gelado já dá um pico imediato!
É do tipo de energia que vem rapidinho e vai da mesma forma, sendo então indicado que consuma junto com alguma oleaginosa, para manter o pique por mais tempo.
3. Equilibra a fertilidade feminina
As futuras gestantes vão adorar essa notícia! Ele é excelente para a gravidez e para ajudar a engravidar.
Além de conter ácido fólico, essencial durante esse processo, para otimizar o desenvolvimento neural do feto, ele ajuda na fertilidade feminina.
O processo de ovulação é favorecido, aumentando assim as chances de ter uma gravidez dentro do prazo planejado.
4. Deixa a boca saudável
Além de ajudar a compor a camada externa dos dentes – o esmalte – através do cálcio e fósforo presentes, ele colabora na melhora do mau hálito.
Isso acontece porque a ausência desses minerais no organismo pode ocasionar o problema, sendo o caldo de cana rico em ambos.
5. Regula a febre
Em muitos lugares onde a alimentação mais natural, assim como a medicação a partir da natureza, são amplamente empregados, o caldo de cana é um valioso remédio.
Um dos seus usos é a redução dos estados febris, tanto para fortalecer o organismo quanto para dar mais energia e baixar a temperatura.
6. Ajuda o fígado
Além de ser alcalino e tornar o organismo mais saudável como um todo, através do equilíbrio eletrolítico, ele é bom especificamente para o fígado.
Isso acontece pois ele ajuda a desobstruir os canais biliares, melhorando também doenças como a icterícia.
7. Equilibra o pH estomacal
Por ser rico em potássio, ajuda a equilibrar o pH estomacal, regularizando assim os sucos digestivos.
Além disso, é calmante como um todo, ajudando a reduzir as afecções de estômago de cunho psicossomático.
 
8. Ajuda a tratar infecções
Seu consumo regular é excelente para tratar infecções, dada sua riqueza nutricional, que fortalece o organismo.
Além disso, a abundância de vitamina C ajuda a reduzir o risco de contaminação por germes, além de ajudar no tratamento.
Se estiver com infecção urinária, é interessante tomar um copo dele com o suco de um limão inteiro, duas vezes ao dia.
9. Fortalece as unhas
O consumo regular pode ajudar a ter unhas mais fortes e bonitas, sem descamar ou partir com facilidade. Isso se dá devido a presença de minerais fundamentais para sua estrutura, presentes abundantemente no caldo.
10. Define os músculos
Quer definir a musculatura e de quebra ganhar uma energia extra para malhar? Então vale a pena considerar seu consumo. Rico em proteínas, ele ajuda a recompor as fibras musculares, definindo a musculatura.
Antes do treino, ajuda a dar a energia necessária para começar, sendo recomendado o consumo de algumas oleaginosas, para manter a energia por mais tempo.
Propriedades nutricionais
Outro motivo para tomá-lo está relacionado à sua composição nutricional. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a cada 100g de parte comestível, encontra-se:
Energia: 65 kcal;
Carboidrato: 18,2 g;
Cálcio: 9 mg;
Magnésio: 12 mg;
Fósforo: 5 mg;
Ferro: 0,9 mg;
Potássio: 18 mg;
Vitamina C: 2,8 mg.
Caldo de cana engorda?
A depender do consumo, sim ou não. Se sua alimentação está desregulada e você joga mais uma carga de carboidratos por cima, ele pode, sim, engordar.
Se em uma dieta balanceada, ele só traz benefícios, equilibrando-se com os outros alimentos para evitar picos glicêmicos e armazenamento de gordura.
Grávida pode tomar?
Deve! Salvo sob restrição médica, o caldo de cana é extremamente saudável para a gestante.
Na realidade, recomenda-se que a mulher comece a tomar o caldo de cana antes de engravidar, para repor minerais e outros nutrientes preciosos, presentes no mesmo.
Diabéticos podem tomar?
Não, a não ser sob recomendação do médico ou nutricionista. A quantidade de carboidrato é maior do que o recomendado para o portador da doença.
Se for consumir, o ideal é que se encha o copo de gelo, esprema dois limões e aí sim coloque o caldo. Mas apenas sob prescrição médica, ok?
Cuidados a ter
Como você pode ver, o caldo de cana possui inúmeros benefícios à saúde. A dica é incluir essa bebida em seu dia a dia, mas de forma moderada.
Por pertencer à classe dos açúcares, ele deve ser consumido com moderação, devendo ser evitada por quem tem diabetes ou hipoglicemia reativa.
O local onde você vai comprar é também importante, evitando moendas sujas e canas expostas, com insetos em volta, principalmente barbeiros.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

TORTILHAS DE TRIGO


Tortilhas de Trigo


As melhores tortilhas que já fiz na vida, e que têm aparecido todas as semanas aqui em casa, para comermos como wraps, recheadas com um franguinho grelhado, salada de alface, tomate, cebola, picles e maionese. Vou publicar logo aqui no blog para poder fechar a aba do Google Chrome que está há mais de 3 meses aberta com essa receita!

Tortilhas de Trigo

Ingredientes:

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico
1/3 xíc. (chá) de azeite ou óleo vegetal
1 xíc. (chá) de água morna

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture os ingredientes secos. Faça um buraco no meio da massa e acrescente os líquidos, misturando com um garfo até incorporar todo o líquido à farinha. Sove a massa por cerca de 5 minutos, ou até obter uma massa lisa e brilhante (esse processo pode ser feito na batedeira, com o batedor de gancho). Corte a massa em 16 pedaços e deixe descansar, coberta, por cerca de 15 minutos. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e abra, com o auxílio de um rolo, a tortilha, até que fique com cerca de 18cm de diâmetro. Aqueça uma frigideira em fogo médio e vá assando as tortilhas por cerca de 2 minutos de cada lado, ou até que comecem a dourar. Retire da frigideira e coloque-as sobre um prato, cobertas com um pano de prato úmido, para evitar que ressequem. Caso comecem a quebrar, pincele-as levemente com água e leve para aquecer no micro-ondas por cerca de 10 segundos.

DESINTOXICAÇÃO DO INTESTINO

O assunto agora é desintoxicação do intestino.
Este assunto é muito importante para nossa saúde.
Quando digerimos inadequadamente alguns alimentos, cria-se o acúmulo de muco no cólon.
Esse muco é formado por toxinas prejudiciais para o corpo, provocando:
– Queda de energia
– Ganho de peso
– Dores na cabeça
Para realizar o procedimento de limpeza, basta consumir vegetais ou frutas frescas – dê preferências aos alimentos ricos em fibras e outro nutrientes.
Além dessas, há outra alternativa bastante poderosa, trata-se de uma receita à base de maçã.
A fruta é rica em fibras, além de evitar a sensação de fome, também ajuda a eliminar as toxinas do organismo.
No entanto, é preciso lembrar que quando consumimos muita maçã, devemos beber bastante água.
Outro ingrediente importante na receita que iremos mostrar é a semente de linhaça, que também é rica em fibras e melhora a absorção dos nutrientes no intestino, ajudando a retardar o esvaziamento gástrico.
O que isso significa?
Que ela ajuda a reduz o risco de câncer de cólon.
Além desses benefícios, a linhaça também contém propriedades que atuam como antioxidantes e previnem doenças no coração – graças à presença de ômega 3.
E, finalmente, também contamos com as propriedades da chia, que é riquíssima em fibras, promove um sistema digestivo saudável e contém muitas vitaminas e nutrientes.
Além de fortalecer a saúde do coração, esta semente também ajuda a perder peso.
INGREDIENTES
1 maçã
1 colher (sopa) de linhaça moída na hora (pode ser no liquidificador)
1 colher (sopa) de sementes de chia
1 colher (chá) de mel
1 xícara de água
MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes – menos a semente de chia – no liquidificador.
Feito isso, acrescente a chia e misture bem.
Depois, deixe descansar por cinco minutos ou até perceber que as sementes de chia começaram a inchar.
Beba duas vezes diariamente durante três semanas.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.