segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Benefícios da Canela

É muito bom descobrir que alguns ingredientes que temos sempre em casa são ótimos para a saúde, não é mesmo? Esse é o caso da canela. A especiaria, extraída da parte mais interna do tronco da caneleira, é comumente utilizada para aromatizar doces. Mas não é só na culinária que a canela se destaca. Hoje sabemos que ela traz diversos benefícios para o nosso organismo, além de ajudar na perda de peso.




Saiba para que serve a canela

Propriedades Medicinais da Canela



A lista de propriedade medicinais é bem ampla:

Ela ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias;

Melhora a digestão;

Dificulta o crescimento de bactérias e fungos, tais como a candidíase;

É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e ainda regulam os níveis de colesterol ruim no organismo;

Ajuda a combater os sintomas do resfriado;

E ainda é ótima para quem tem predisposição ao diabetes.

Indicação e Consumo



A indicação diária de consumo da canela é de um colher de café por dia. A canela em pó deve ser usada para polvilhar doces e sobremesas e a canela em pau pode ser utilizada no preparo do chá. Apesar de ser benéfica para a saúde, a canela não deve ser ingerida em excesso. Abaixo, listamos algumas receitas para você (clique no link para ver as receitas):

Chá de canela;

Chá de canela com maçã;

Chá de canela com gengibre.

Canela e Diabetes



Pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que a canela ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Por isso o consumo da canela pode ajudar quem tem diabetes. Um estudo mostrou que a ingestão de uma colher de café da canela por dia pode reduzir os níveis de glicose em 20%, além de diminuir o colesterol ruim e o triglicérides. Se você tem casos de diabetes na família, pode consumir a canela com regularidade para dificultar o aparecimento da doença.

Fonte: