quarta-feira, 4 de novembro de 2009

4/11/09 - jabuticabas(continuação)


As antocianinas dão o tom. Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali, entrega a nutricionista Karla Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro.


No reino vegetal, esse tingimento serve para atrair os pássaros. E isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie, explica Daniela Terei, da Unicamp.


Para a medicina, o interesse nas antocianinas é outro. " Elas têm uma potente ação antioxidante", completa a pesquisadora de Campinas. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam


a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observados em tubos de ensaio,

dá uma pista para agente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos

é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento.

Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes

também auxiliam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabèticos.

Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la.

Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída sugerida pelos especialistas, é batê-la

no preparo de sucos ou usá-las em geléias. A boa notícia é "que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas". Os sucos, particularmente, rendem experiências bem coloridas. Misturar a jabuticaba com o abacaxi resulta numa bebida azulada; já algumas gotas de limão deixam o suco avermelhado, diz a nutricionista Solange Brazaca, da Escola Superior de Agricultura, em Piracicaba, interior paulista. As variações ocorrem devido a diferença de ph

e pelaunião de pigmentos àcidos. Luz e oxigênio reagem com as moléculas protetoras, diz a professora."Não só a saúde que sai perdendo; o líquido fica com cor e sabor alterado.

No caso das jabuticabas, a fruta se modifica, assim que é arrancada da árvore. Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita, conta Sarita Leonel, engenheira agrônoma da Universidade Estadual de São Paulo, em Botucatu. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. como diziam os mais antigos,"jabuticaba se chupa no pé".

A parte branca e mais consumida da jabuticaba é onde se encontra: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda, nops ajuda a eliminar toxinas. E, também, na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas.

A jabuticaba deveria ser mais valorizada, consumida e explorada. Ela é nativa do Brasil e encontrada de norte a sul.

Segundo o agrônomo João Alexio Scarpare Filho, a palavra jabuticaba é tupi e quer dizer"fruto em botão. Da jabuticaba se faz: licores, geléia e um fermentado feito da fruta , que está sendo exportado. Rica em vitaminas, fibras e sais minerais. Pesquizadores da Universidade Estadual de Campinas descobriram que ela está cheia de antocianinas, substâncias que protegem o coração.

Eu fiz umas experiências com essa fruta: fermentado- coloquei as jabuticabas no liquidificador e bati bem. Coei. Das fibras fiz a geléia e o suco deixei fora da geledeira por um dia.

Muito bom!