sexta-feira, 9 de novembro de 2018

TORTA DE MAÇÃ DE PREGUIÇOSO, MAIS FÁCIL IMPOSSÍVEL

Por Eduardo de Azevedo
A torta leva poucos ingredientes. É fácil, prática e deliciosa / Foto: Eduardo de Azevedo
A torta leva poucos ingredientes. É fácil, prática e deliciosaFoto: Eduardo de Azevedo
Torta de maçã de preguiçoso. O que dizer de uma sobremesa com um nome desses? Nada além de enfatizar que é um dos doces mais fáceis e descomplicados que já vi. E delicioso, sim.
A receita que a Cozinha do Gaúcho traz esta semana fez parte da minha adolescência (já faz tempo) na Serra Gaúcha. Era uma torta que fazíamos principalmente nos dias de inverno, quando a casa ficava incensada com aquele aroma de maçã com canela.
O bom da receita é que, além de prática e fácil, você pode variar o ingrediente principal. Pode substituir a maçã por banana, por exemplo. Eu já fiz inclusive com abacaxi. A torta pode ser saboreada ainda quente, acompanhada ou não por uma bola de sorvete, ou fria, com uma xícara de chá. Bem, seja qual for a sua escolha, o resultado será bem interessante. Bom apetite!

Ingredientes

3 maçãs
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 ovo
10 colheres generosas de chá de manteiga sem sal
canela em pó
suco de um limão

Modo de fazer

A montagem da torta é bem simples.
A montagem da torta é bem simples.Foto: Eduardo de Azevedo
Descasque e corte em rodelas finas três maçãs. Tempere com suco de um limão para evitar a oxidação (escurecimento) das maçãs. Misture bem uma xícara de farinha de trigo com uma xícara de açúcar.
Para a montagem, use um refratário ou uma assadeira. Forre o fundo com uma camada de maçãs. Polvilhe com a mistura de farinha e açúcar. Em seguida, polvilhe canela em pó a gosto.
Distribua sobre as maçãs polvilhadas 5 pedaços de manteiga sem sal (mais os menos uma colher de chá bem cheia cada pedaço). Coloque um pedaço em cada canto e um no meio do refratário.
Repita as camadas nessa ordem: maçã, mistura de farinha e açúcar, manteiga e canela. Por fim, bata ligeiramente um ovo e jogue por cima. Balance o refratário para garantir que o ovo batido seja bem distribuído.
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 25 a 30 minutos. Sirva a torta ainda quente com uma bola de sorvete ou , se preferir, deixe esfriar antes de servir.