Na natureza encontram-se vários elementos peculiares com uma enorme diversidade de nutrientes para o nosso organismo, um grande exemplo é o pólen de abelha, que é reconhecido mundialmente por ser um dos alimentos naturais mais ricos embenefícios para a saúde das pessoas. Com propriedades rejuvenescedoras, o pólen chega a ser surpreendente no cuidado com os órgãos e glândulas, pois ele consegue estimulá-los e dar mais energia, logo, é possível viver por mais tempo. Essa substância tão rica é um pó fino recolhido pelas abelhas quando pousam nas pétalas de flores para recolher o néctar, ao voltar para a colmeia o pólen recolhido vira uma das matérias primas utilizadas na fabricação do mel. Puro ou misturado com líquidos ou outros alimentos, o pólen de abelha deve ser incluso em todos os cardápios.
Alguns dos nutrientes do pólen de abelha
Vitaminas, proteínas e aminoácidos, além de vários outros componentes constituem o pólen. No primeiro caso, é rico em betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B, C, D, E e P. Já quanto às proteínas, o pólen contém cerca de 40% de sua composição concentrada nesses nutrientes. É excelente para pessoas que têm uma alimentação vegetariana ou macrobiótica. No caso dos aminoácidos, se destacam a histidina, metionina, treonina, fenilalanina, arginina, cistina, lisina, triptofano e outros.
Benefícios para a saúde
- Previne o envelhecimento precoce;
- Estimula o crescimento de novos tecidos;
- Suaviza as rugas;
- Estimula a irrigação sanguínea em todas as células da pele;
- Previne a perda de libido;
- Alivia a tensão alta;
- Auxilia no bom funcionamento do fígado, pâncreas, tireoide e coração;
- Ajuda a aliviar a fadiga e dores de cabeça causadas pela menopausa;
- Ainda para as mulheres que sofrem com a menopausa, ajuda a suavizar os “calores” da idade e a incontinência urinária;
- Estabiliza o equilíbrio nervoso;
- Etc.
Como consumir da melhor forma?
O pó de pólen pode ser encontrado em casas de produtos naturais. Os pequenos grânulos dourados são fáceis de ingerir, mas devem ser utilizados com muita cautela, pois super-dosagens podem ser a causa de peso no estômago, inchaço abdominal e diarreia Um adulto tem como dose indicada 1 colher de chá por dia, contudo o nutricionista dirá melhor se a dosagem pode ser maior ou não. Esse pozinho pode ser consumido puro ou ainda ser adicionado a outros alimentos, como iogurte, cereais, pães, sucos etc.