terça-feira, 22 de dezembro de 2015

FIBROMIALGIA

Remédio Caseiro Para Fibromialgia

fibromialgia é uma doença de dor aguda, ainda sem causas conhecidas. O diagnóstico é bastante complicado porque muitos médicos desconhecem os sintomas ou atribuem as dores a outras doenças. Quando o problema é identificado, o que se indica atualmente é um tratamento multidisciplinar, que abrange o uso de remédios, terapias, alimentação e exercícios. Com a adequação do tratamento, o paciente pode levar uma vida normal, ainda que as dores não desapareçam totalmente

Alimentação

Um dos principais fatores que pode auxiliar e contribuir para uma melhoria da doença é a mudança de alguns hábitos alimentares, como a inclusão de alguns nutrientes como:
Coenzima Q-10: ela é responsável pela força e a eliminação da fadiga e pode ser encontrada em carnes em peixes, ou ainda, em cápsulas de suplementação natural.
A lecitina de soja: possui propriedades adstringentes, calmantes, antirreumática, emoliente, fungicida, laxante, tônica, hipocolesterolêmica, emulsificante e nutritiva. O seu consumo pode ser em pó, misturado aos alimentos, ou também em cápsulas de suplementação.
O ácido málico: é um composto encontrado em frutas, principalmente nas maçãs, e tem capacidade de aumentar a energia e tolerância ao exercício.
O magnésio: está presente nas saladas verdes, feijão e banana, por exemplo, e é responsável, entre outras coisas, pelo relaxamento e contração dos músculos, além de manter os ossos saudáveis.
As enzimas proteolíticas: as enzimas são fornecidas por alimentos crus e frescos, como abacaxi e mamão, e ajudam no processo inflamatório, aliviando a dor.
É importante que alimentação da pessoa com fibromialgia seja equilibrada, contendo o máximo de vitaminas presentes, incluindo uma grande quantidade de alimentos crus, vegetais, muita fruta, cereais integrais, e, se for possível, o máximo de produtos naturais e menos industrializados.
Dores frequentes podem ser sintoma da fibromialgia
Dores frequentes podem ser sintoma da fibromialgia

Yoga, Meditação e Acupuntura

Apesar de não ter as causas comprovadas, as tensões e os estresses do dia-a-dia são associados à fibromialgia. Assim, as técnicas de relaxamento, tais como yoga, tai chi, meditação e respiração profunda, podem ser de grande ajuda no controle dos seus sintomas evitando também que esses problemas se tornem recorrentes no futuro.
A yoga, de acordo com um estudo de 2010 feito pela Oregon Health & Science University, pode ajudar a combater a dor, rigidez, fadiga, falta de sono, falta de memória, ansiedade, depressão e falta de equilíbrio.
A acupuntura pode ser posicionada nos pontos de dor para promover alivio e ainda, induz o controle da ansiedade e relaxamento.Outro fator a ser considerado, é que esse tipo de terapias contribui diretamente com os fatores psicológicos e emocionais dos pacientes.

Exercícios

Os exercícios para pacientes com fibromialgia não podem ser pesados, mas são fundamentais para restauração da massa muscular e opara impedir o aumento da rigidez dos tendões.
Assim, o indicado são exercícios leves como caminhadas, hidroginásticas, exercícios aeróbicos e também, recomenda-se iniciar com uma carga baixa e pouco tempo inicial, e ir aumentando aos poucos.