sábado, 13 de janeiro de 2018

BEBER Água durante às refeiçoes mito ou verdade ?

Beber enquanto come pode engordar, porque esse hábito dilata o estômago, fazendo com que caiba cada vez mais comida. E mesmo quando se trata de água que não tem calorias e por isso não engorda imediatamente, com o tempo a tendência é comer mais em cada refeição.
Isso acontece porque a informação de saciedade chega mais tarde ao cérebro porque o estômago precisa de mais comida se sentir satisfeito.
Além disso, beber até mesmo água durante a refeição engorda porque os líquidos roubam espaço dos alimentos sólidos no estômago o que faz a pessoa parar de comer mais cedo, mas por outro lado ela chega na próxima refeição com mais fome. Por isso esta estratégia para emagrecer está errada, aumentando inclusive os riscos de refeições maiores e menos selecionadas, que proporcionam o aumento do peso.
Outros líquidos como suco, refrigerante ou bebida alcoólica, aumentam as calorias da refeição assim como a tendencia à fermentação que pode gerar gases e provocar mais arrotos. Por isso, é especialmente contra indicado beber enquanto come para quem sofre com refluxo ou dispepsia, que é uma dificuldade em digerir normalmente os alimentos.
Quanto tempo antes ou depois de comer devo beber? Beber água durante a refeição Engorda
Apesar de não existir uma conta exata, até 30 minutos antes e 30 minutos depois da refeição é possível se ingerir líquidos sem que atrapalhe a digestão. Porém, a hora da refeição não é momento para “matar a sede” e o hábito de se hidratar durante o dia e fora das refeições é importante para diminuir a necessidade de beber durante as refeições.
Quantidade certa de líquido durante a refeição Mais de 200 mL durante a refeição pode torna-la menos nutritiva porque os nutrientes presentes na refeição podem não ser devidamente digeridos e parte das vitaminas e minerais da refeição não são absorvidas, pela diminuição da eficiência do ácido clorídrico.
A melhor forma de tomar líquidos sem engordar é tomar, principalmente, água antes e depois das refeições. Para acompanhar uma refeição é possível tomar água, suco de fruta, cerveja ou vinho, desde que não ultrapasse os 200 ml que equivale, em média, a tomar meio copo de água ou qualquer outro líquido, mas se ao final da refeição surgir sede pode ser interessante diminuir a quantidade de sal.