quarta-feira, 24 de junho de 2009

festas juninas


O mês de junho, para quem gosta de festas caipiras, é uma delícia. Precisa ter pique para fazer
parte em todas.
Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro! Alegria e diversão não podem faltar nas festas em homenagem a esses santos, cuja devoção os portugueses trouxeram para o nosso país.
Santo Antônio, o santo casamenteiro, é comemorado no dia 13 de junho. A moçada não lhe dá sossego. Para casar tem gente que pendura a imagem do santo de cabeça para baixo até que ele atenda ao pedido.
São joão, comemora-se no dia 24 de junho. Levantar um mastro, acender a fogueira e soltar fogos fazem parte da tradição dessa festa. Dizem que tudo começou com santa Isabel, prima de Nossa Senhora, que esperava um filho. Como naquele tempo as notícias demoravam muito para chegar, santa Isabel combinou com Maria que iria acender uma grande fogueira quando Joãozinho nascesse.
Também prometeu levantar um mastro bem alto, com um boneco pendurado na ponta, representando a chegada do menino. Foi por meio desses sinais que Nossa Senhora soube do nascimento de São João.
Hoje, tudo é mais fácil, damos a notícia por telefone, e-mail. Bem mais prático que acender uma fogueira.
São Pedro, comemora-se no dia 28 de junho. Muita gente comemora o dia de São Pedro junto de São Paulo-dia 30. Como sabem, São pedro, pescador, foi o apóstolo que recebeu de Jesus a missão de chefiar a Igreja. Ele foi o primeiro Papa de quem se tem notícia. Seu dia é festejado com danças, jogos e brincadeiras. Aqui, no sul(litoral) realizam-se procissões marítimas além da bênção dos anzóis. Anzol bento nesse dia é garantia de muito peixe.


notícias

Hoje é o dia mundial do disco voador; há quem não acredite. Muitas pessoas só acreditam, vendo.
O que mais tem no mundo: Tomé(apóstolo de jesus). A veinhaonline só tem pena de não ter visto
um. Se aparecer aqui, na minha cidade, conto para todo mundo; divulgo o fato.
Hoje é dia 24 de junho, dia de São João, o primo de jesus. Quando jovem, gostava muito das fes-
tas juninas. Fazia parte das quadrilhas; vestia-me a caráter. Hoje, não deixo de gostar, não possuo as energias de outrora; não como pinhão, só alguns, cocada, pé de moleque, quentão para

não engordar mais e cuido de minha saúde. A veinha quer viver mais e mais. Faço parte das festas através da Internet; ontem, assisti as festas do nordeste; muita dança, quadrilha.
. Só que eu gosto mais das músicas do meu tempo, como:
"O balão vai subindo, vai caindo a garoa, o céu é tão lindo e a
noite é tão boa, São João, São João, acende a fogueira do meu coração.
Por hoje é só. Vou ver se consigo passar um e-mail com as fotos do niver de Cássia para minha irmã, também para Oscarina (caina ), minha sobrinha.