quarta-feira, 24 de junho de 2009

festas juninas


O mês de junho, para quem gosta de festas caipiras, é uma delícia. Precisa ter pique para fazer
parte em todas.
Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro! Alegria e diversão não podem faltar nas festas em homenagem a esses santos, cuja devoção os portugueses trouxeram para o nosso país.
Santo Antônio, o santo casamenteiro, é comemorado no dia 13 de junho. A moçada não lhe dá sossego. Para casar tem gente que pendura a imagem do santo de cabeça para baixo até que ele atenda ao pedido.
São joão, comemora-se no dia 24 de junho. Levantar um mastro, acender a fogueira e soltar fogos fazem parte da tradição dessa festa. Dizem que tudo começou com santa Isabel, prima de Nossa Senhora, que esperava um filho. Como naquele tempo as notícias demoravam muito para chegar, santa Isabel combinou com Maria que iria acender uma grande fogueira quando Joãozinho nascesse.
Também prometeu levantar um mastro bem alto, com um boneco pendurado na ponta, representando a chegada do menino. Foi por meio desses sinais que Nossa Senhora soube do nascimento de São João.
Hoje, tudo é mais fácil, damos a notícia por telefone, e-mail. Bem mais prático que acender uma fogueira.
São Pedro, comemora-se no dia 28 de junho. Muita gente comemora o dia de São Pedro junto de São Paulo-dia 30. Como sabem, São pedro, pescador, foi o apóstolo que recebeu de Jesus a missão de chefiar a Igreja. Ele foi o primeiro Papa de quem se tem notícia. Seu dia é festejado com danças, jogos e brincadeiras. Aqui, no sul(litoral) realizam-se procissões marítimas além da bênção dos anzóis. Anzol bento nesse dia é garantia de muito peixe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário