quinta-feira, 12 de julho de 2012

Algo sobre o vinho, principalmente o seco

os benefícios contidos numa taça de vinho
Além de ação antioxidante, bebida também pode prevenir doenças

POR CAROLINA GONÇALVES - PUBLICADO EM 19/04/2011 Share on email Share on facebook Share on google_plusone 71
A ciência já comprovou que tomar vinho moderadamente pode trazer diversos benefícios à saúde. O vinho possui compostos chamados de polifenois, que são antioxidantes encontrados em cerca de 90 e 95% das cascas e sementes de uvas. Entre eles, podemos destacar o resveratrol e as quercitinas, que são os que mais ajudam o nosso organismo.

Sendo antioxidantes, os polifenois ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, essas substâncias podem ajudar a combater e prevenir uma série de doenças, desde que consumidos com moderação. A quantidade recomendada é de uma taça de vinho para mulheres e até duas para homens. Essas quantidades, porém, pressupõem que a pessoa tem outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos. Lembrem-se que nenhum alimento faz milagres sozinho.

Conversamos com especialistas e descobrimos por que o vinho é considerado o "alimento dos deuses"!





1 DE 9

Doenças cerebrais: alguns estudos comprovam quem o vinho pode proteger nossos neurônios, estimular nossa memória e reduzir o risco de demência e doenças como o Alzheimer. De acordo com a nutricionista da Unifesp Társia Tórmena, a ação antioxidante do vinho é responsável por essa proteção. "Além da ação antioxidante, os vinhos melhoram a circulação cerebral", diz. Porém, devemos tomar cuidado com os exageros. Afinal, o álcool consumido em excesso possui o efeito contrário, causando danos ao nosso cérebro.