domingo, 7 de junho de 2015

DICAS DE COMO LIMPAR E GUARDAR A ALFACE



Veja,  como limpar, guardar e, assim, manter as folhas para a salada mais frescas e prontas para consumo por mais tempo. Além de fazer com alface – lisa, crespa, americana -,  pode usar os mesmo procedimentos para espinafre, rúcula, hortelã, agrião etc.
Higienizando as folhas
Retire folha a folha do alface/espinafre etc., elimine as amassadas e murchas, e mergulhe as boas em uma bacia com água e acrescente um pouco de vinagre . Deixe de molho por 30 min. Retire as folhas e lave-as uma a uma em água corrente.
Armazenando e fazendo durar
Folhas limpinhas e desinfectadas, seque uma a uma com um pano de prato limpo (ou use um secador de saladas). Escolha um pote com tampa de tamanho adequado e forre o fundo com papel-toalha. Acomode uma camada de folhas e cubra totalmente com papel-toalha. Faça mais uma camada de folhas e cubra novamente com papel-toalha. Faça camadas de acordo com a quantidade de folhas (o ideal é fazer camadas “finas”, para que todas as folhas encostem no papel). O importante é sempre finalizar com uma camada de papel-toalha, para que a tampa não encoste directamente nas folhas. Mantenha o pote tapado na parte baixa do frigorífico.
Assim,  terá sempre folhas limpas e prontas para o consumo, e que duram mais.  Na hora de utilizar, retire um pouco das folhas de cada camada, o seu mix de saladas sempre pronto para usar .

Po