domingo, 18 de março de 2018

COMO FAZER PÃO SÍRIO OU PÃO ÁRABE (PÃO PITA)

Como fazer pão sírio ou pão árabe (pão pita)

1/4 de xícara de água morna
1 colher de chá de óleo
1 colher de chá de fermento biológico seco
1 colher de chá de açúcar
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
Em uma tigela grande, dissolva o óleo na água morna.
Atenção: ela deve estar morna e não quente. Para ter certeza de que não vai matar seu fermento cozido, coloque o dedo (limpo, por favor 😉 ) dentro da água e a sensação deve ser confortável, quase de frio.
Junte o fermento e o açúcar e misture bem para dissolver. Deixe repousar por 5 minutinhos.
Enquanto isso, peneire a farinha com o sal. Depois dos 5 minutos, adicione a farinha à mistura líquida, mexendo bem com uma colher de pau para desfazer os grumos. A massa deve desgrudar da colher facilmente.
Ainda dentro da tigela, vá amassando a massa com as mãos, até que ela fique uniforme e fácil de modelar (cerca de 10 minutos). Cubra a massa com um pano de prato e deixe descansar em local protegido do vento até dobrar de tamanho (se estiver fazendo frio, enrole em uma toalha e coloque no lugar mais quente da casa ou dentro do forno desligado).
Dica: Para saber se a massa está pronta, antes de colocá-la para crescer, separe uma bolinha dela e mergulhe em um copo com água. Quando estiver pronta, a bolinha sobe à superfície. Deve ser cerca de 30 minutos.
Após a massa crescer, corte-a em 4 partes iguais e forme bolinhas. Salpique uma superfície limpa com um pouquinho de farinha e abra a massa formando discos o mais redondinhos possível. Cada um deles vai virar um pão sírio.
Aqueça uma frigideira de fundo liso, preferencialmente que seja antiaderente, em fogo alto.
Um a um, coloque os discos de massa na frigideira e abaixe em seguida o fogo para o mínimo. Depois de 1 ou 2 minutos o pão deve inchar. Verifique se a parte de baixo está começando a dourar, então vire o pão. Quando o outro lado também estiver dourado, retire o pão da frigideira e enrole-o com um pano de prato.
Limpe o excesso de farinha da frigideira e retorne-a ao fogo alto por uns 2 minutos, para que ela fique bem quente. Repita, então, com as outras massas, sempre limpando a frigideira e aquecendo-a antes de colocar outra massa e mantendo os pães “assados” embrulhadinhos. Lembre de abaixar o fogo para não queimar o pão enquanto ele “assa”.
Sirva seu pão sírio em seguida ou mantenha-o sempre em um saco de papel fechado ou embrulhado em pano de prato (isso mantém os pães macios por até uns 4 dias). Se quiser, coloque o pão sírio depois de frio dentro de um saquinho plástico, retire o excesso de ar e feche bem para congelar por até 3 meses. Antes de comer, você pode aquecê-lo em uma frigideira ou na torradeira.
Estas quantidades rendem 4 unidades médias de pão sírio. Se preferir, faça o dobro da receita (é só medir as quantidades duas vezes) e congele os pães para tê-los à sua disposição.
Aproveite e confira mais Receitas árabes para fazer em casa. (clique no link para acessar)