Vamos conhecer os motivos para não remover cutículas!

Que as brasileiras adoram tratar de suas unhas e pintá-las impecavelmente o mundo inteiro já sabe, inclusive as melhores manicures são de terras nacionais. Entretanto uma das práticas nacionais é considerada bem maléfica para a saúde: a remoção das cutículas. Embora o nosso amigo alicate pareça deixar as unhas mais belas e vistosas, na verdade ele pode está trazendo uma lista até grandinha de malefícios, sabia? Vamos conhecer os motivos para não remover cutículas!
Proteção natural
É certo: as cutículas não existem apenas para serem removidas. Muito pelo contrário, essa pelinha que contorna nossas unhas está ali para protegê-las. Dessa forma, os fungos e bactérias que ficam nas unhas não entram em contato com nosso organismo interno.
Firmes e fortes
Retirar as cutículas pode deixar as unhas fracas e quebradiças, um problema que acaba sendo bem chatinho de resolver. Tirar a pelinha da matriz das unhas tira também a saúde da ponta dos dedos.

Passando longe das doenças
Vários problemas patológicos podem aparecer nas unhas. Essas enfermidades podem vir de dentro do organismo ou mesmo de fora, como é o caso de unhas quebradiças por carência de vitaminas ou infeções na unha, respectivamente. O maior problema mesmo vem das ferramentas usadas no salão, que muitas vezes é compartilhado. Leve sempre seus materiais individuais, mas todo o cuidado é pouco! É até possível contrair fungos através do pincel compartilhado do esmalte.
Manicure duradoura
Já pensou em fazer o esmalte fixar por mais tempo nas unhas sem ter de usar vários produtos? As cutículas permitem que as unhas fiquem mais saudáveis e com elas assim, o trabalho da manicure dura por mais tempo!
Nada de bife
A pior coisa de fazer as unhas é aquele bife quase inevitável que a manicure faz em nossas unhas. Além deles serem doloridos e bastante perigosos – uma porta para os fungos, vírus e bactérias –, cada bifinho quando vai cicatrizando, vai também deixando a pele mais grosseira. Dessa forma, será cada vez mais necessário retirar as cutículas para perder o aspeto grosseiro nas unhas.

Cutículas Hidratadas
Cutículas bem hidratadas ficam fininhas e quase imperceptíveis. A ação de retirá-las acarreta no crescimento de uma camada de pele mais grossa, sendo uma ação natural do corpo para proteger a área machucada. Portanto, quem gosta de unhas delicadas deve apostar em não retirar as cutículas e mantê-las hidratadas.