segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Benefícios do Abacaxi

Com esse calorzinho, nada melhor que apreciar um abacaxi geladinho, não é? Além de ser uma delícia, ele hidrata o corpo e repõe as energias!
O abacaxi é rico em nutrição, sendo uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Ele é rico em vitamina A (betacaroteno), B, C, além de minerais como cálcio, manganês, zinco, potássio, magnésio e ferro.

Benefícios do Abacaxi

  • Por conter celulose, ajuda no bom funcionamento intestinal.
  • Acelera a cicatrização dos tecidos.
  • Diminui a pressão arterial.
  • Auxilia no tratamento de pedras nos rins.
  • Combate viroses.
  • Combate anemias.
  • Auxilia no problema da retenção de líquidos.
  • Ajuda a perder peso.
  • Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão.

Composição Nutricional do Abacaxi (100 g)

Calorias48 kcal
Proteínas0,54 g
Carboidratos12,63 g
Fibras1,4 g
Cálcio13 mg
Magnésio12 mg
Manganês1,17 mg
Fósforo8 mg
Ferro0,28 mg
Potássio115 mg
Cobre0,09 mg
Vitamina A56 UI
Vitamina B10,79 mg
Vitamina B60,11 mg
Vitamina C36,2 mg

Bromelina, a “Super Enzima” do Abacaxi

As enzimas estão presentes em grande quantidade no abacaxi, sendo a principal delas abromelina. O papel das enzimas é fundamental: elas servem para “quebrar” asproteínas, tornando-as disponíveis para o metabolismo.
No caso da bromelina, além dos benefícios da quebra de proteínas, foi demonstrado que causa efeitos sistêmicos diferenciados no corpo. Os efeitos comprovados da bromelina incluem: redução de dor de artrite e sinusite (remédios à base de Bromelina são muito utilizados na Europa para esse fim), redução de inflamação e inchaço (inclusive inchaços provocados por lesão esportiva, picadas de insetos e até queimaduras), alívio de distúrbios gastrointestinais, além de muitos outros.
Existem também alguns estudos preliminares que comparam a bromelina a medicamentos utilizados em quimioterapias (5-fluorouracil), e que sugerem que o efeito antitumoral da bromelina pode superar o do medicamento em alguns casos.
A bromelina está presente naturalmente no abacaxi, principalmente no talo. Para obter doses maiores para fazer algum tratamento, pode-se recorrer aos remédios à base de bromelina. Nesses casos, deve-se obter orientação médica, já que existem prazos máximos para uso conforme a condição tratada.

Uma Dica Legal de Como Usar o Abacaxi

Além de comer a fruta in natura, ou até mesmo em sucos, uma outra ideia interessante é preparar gelo de abacaxi e gengibre.
O gengibre acelera o metabolismo, o que facilita a queima dos excessos alimentares. Também é perfeito para a desintoxicação do organismo, sendo considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. Enfim, o gengibre é tudo de bom.
Então, para fazer o gelo, faça um suco bem concentrado de abacaxi e gengibre. Em seguida, coloque a bebida em forminhas de gelo e ponha no congelador. Depois que congelar, use os cubos chupando-os como se fosse um picolé ou para gelar bebidas como água, suco, vitamina e água de coco.