terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Diferença entre gripe e resfriado

Você sabe a diferença entre a gripe e o resfriado? A gripe é causada por um vírus conhecido como influenza e seus sintomas são bem característicos, como: febre, dor no corpo e congestionamento das vias aéreas. O resfriado, por sua vez, pode ser causado por diversos vírus e tem sintomas mais brandos, como: coriza, tosse e espirros. Muita gente confunde as duas doenças porque os sintomas, nos primeiros dias, são muito parecidos. Porém, com o passar dos dias, a tendência é que a gripe se torne intensa, com dores fortes nos músculos e, principalmente, com o surgimento da febre.


Quando surgirem os primeiros sintomas, a dica é tomar um bom xarope para fortalecer o corpo e facilitar a recuperação. A receita que ensinamos é ótima para combater as principais características da gripe do resfriado. Veja como preparar.



Receita de xarope para acabar com a gripe e o resfriado

Você vai precisar de:



1 xícara (chá) de mel

1 xícara (chá) de talos de agrião

1 xícara (chá) de abacaxi picado

1/2 xícara (chá) de gengibre ralado

1/4 de xícara (chá) de água

Modo de Preparo:



Use uma panela para cozinhar todos os ingredientes. Mantenha no fogo por 10 minutos depois que levantar fervura, desligue e espere amornar. Então bata tudo no liquidificador e passe por uma peneira fina. Guarde em um recipiente limpo e com tampa. Conserve em local fresco.

Posologia



Tomar 1 colher (sopa) de 6 em 6 horas durante 7 dias. Para potencializar o efeito do xarope, beba bastante água e mantenha repouso.

Cuidados

Como dissemos, a gripe é um problema comum, mas bem grave. Se os sintomas persistirem, procure um médico o quanto antes.





Acabe com o cheiro na cozinha


Quem é dona de casa sabe o quanto é desagradável o cheiro que fica na cozinha após fritar um bife ou peixe... Por mais que você limpe o fogão, a pia e o chão, o odor não sai de jeito nenhum. Para resolver essa e outras situações sai e deixar sua cozinha limpa e perfumada, siga as dicas:



Fritura:

- Junte numa panela um pouco de água, uma laranja picada com casca, e alguns cravos-da-índia. Deixe essa mistura ferver enquanto você faz a fritura.

- Outra opção é ferver água com manjericão ou hortelã por 15 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura sob o fogão para exalar o perfume.



Verduras cozidas:

Couve-flor, brócolis e repolho exalam um cheiro muito forte enquanto cozinham. Para evitar o problema, acrescente um pedaço de pão francês ou de fôrma à panela durante o cozimento.



Vasilhas e potes plásticos:

Para tirar o cheiro forte desses recipientes, prepare uma solução com 1 xícara (café) de cloro misturada com 5 litros de água. Mergulhe-os nessa mistura por algumas horas. Em seguida, lave-os com uma esponja macia e sabão neutro.



Panela queimada:

Junte na panela 2 colheres (sopa) de sal para 1 litro de água e um pouco de detergente. Leve ao fogo e deixe-a ferver por alguns minutos. Por fim, lave-a normalmente.



Micro-ondas:

Aqueça, em potência máxima, por 5 minutos, uma vasilha com ½ litro de água e algumas rodelas de limão. Ótima solução para dar fim ao cheiro de pipoca e outros alimentos preparados no aparelho.



Geladeira:

Num pote sem tampa, coloque um chumaço de algodão embebido em essência de baunilha. Ou, se preferir, envolva um pedaço de carvão em papel absorvente ou filtro de café. Outra dica é colocar um pires com pó de café e ½ limão em uma das prateleiras do eletrodoméstico.



Mãos:

Se a fonte do odor é a cebola ou o alho, esfregue um pouco de pasta de dentes nas mãos e enxágue-as. Outra solução é esfregá-las em ½ limão e, por fim, lavá-las com sabonete comum. Mas se suas mãos ficaram com cheiro de peixe, lave-as com vinagre e, em seguida, esfregue um punhado de pó de café. Para finalizar, lave com sabonete.



Ralo da pia:

Faça uma solução com 1 litro de água quente e 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio e jogue-a no ralo. A mistura acaba com a gordura acumulada no cano, que exala o cheiro ruim.