sábado, 7 de janeiro de 2017

BENEFÍCIOS DO AGRIÃO


Quando o assunto é saúde, não podemos nos esquecer do agrião. Essa hortaliça, de sabor picante, é rica em vitaminas, fibras e sais minerais. Popularmente, o agrião é conhecido por aliviar a tosse, mas o benefícios não param por aí. Ele também é indicado para outros problemas respiratórios, além de aumentar a sensação de bem estar e melhorar a memória. Por tudo isso, vale a pena incluir um pouco de agrião no seu cardápio.

Agrião: Descongestionante e Expectorante

O agrião é eficiente no tratamento de doenças respiratórias, pois contém substâncias que ajudam na eliminação do muco. As vitaminas A e C, encontradas em grande quantidade nessa hortaliça, possuem função expectorante e descongestionante. Elas também reforçam o sistema de defesa e, por isso, protegem o organismo contra infecções e outras doenças. Assim, o agrião ajuda a combater gripes e resfriados, bem como amenizar os sintomas da sinusite, bronquite, asma e tosse.
Agrião
Agrião faz bem à saúde?

Outras Propriedades do Agrião

Além de auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, o agrião também:
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Aumenta imunidade;
  • Facilita a digestão;
  • E contribui para a formação dos ossos e dentes.
O agrião ainda é fonte de vitamina B6. Esse nutriente facilita a recepção de serotonina pelo sistema nervoso. Isso quer dizer que o consumo de agrião ajuda a controlar a depressão, aumentando a sensação de bem estar. A vitamina também melhora o humor, a concentração e previne a perda de memória.

Como Consumir o Agrião

O agrião é ingrediente de várias receitas encontradas no Receita Natural, como: o xarope de mel e agrião, o suco calmante e o remédio caseiro para tosse. Os remédios naturais são uma boa forma de se aproveitar os benefícios do agrião. Outra forma de se beneficiar, é incluir a hortaliça no preparo de saladas, sucos e outras receitas. Os especialistas recomendam o consumo de 100g de agrião com talos toda semana.

CHÁ DE GUACO


Guaco (Mikania glomerata) é uma planta medicinal muito conhecida por suas propriedades e benefícios quando o assunto são gripes resfriados e outros problemas relacionados. De fato, existem famosos xaropes de guaco que curam estes males. Mas hoje, a receita é sobre um chá de guaco que, segundo recomendações da ANVISA, auxilia em casos de gripes, resfriados, bronquites alérgicas, bronquites infecciosas e ainda atua como expectorante.

Você vai precisar de:

  • 3 g (uma colher de sopa) das folhas de guaco
  • 150 ml (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Prepare uma infusão com as folhas de guaco: ferva a água e só acrescente as folhas da planta assim que desligar o fogo. Nesse momento, tampe o recipiente e aguarde por alguns minutos.

Posologia (Como Utilizar o Chá)

Utilize uma xícara do chá três vezes ao dia, de preferência que primeira seja de manhã, logo depois de acordar, a segunda, na parte da tarde, e a última antes de dormir.

Cuidados

Mesmo quando o medicamento é totalmente natural, é preciso ter alguns cuidados, pois algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas, além de ser preciso atenção para evitar a alta dosagem. Veja abaixo algumas contraindicações do chá de guaco:
  • Podem ocorrer interferências na coagulação sanguínea;
  • Em alta dosagem, pode provocar vômitos e diarreia;
  • Não deve ser usado por crianças menores de 1 ano de idade;
  • Deve ser evitado por pessoas que apresentem algum problema no fígado;
  • Pode interagir com anti-inflamatórios não esteroides.
É importante ressaltar que todo medicamento, mesmo que seja natural, deve ser feito somente com orientação médica. E se tomar o chá e persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado para fazer um diagnóstico e receitar um outro medicamento, se necessário.

Saiba Mais Sobre o Guaco

Guaco
Folhas de Guaco
Como já vimos, o guaco é muito conhecido por suas propriedades expectorantes e bronco-dilatador, por isso é muito indicado para o tratamento da asma, bronquite, tosse, gripes e resfriados. Pode ser usado também para tratar infecções na garganta, febre e alergias.
O que poucas pessoas sabem, é que o guaco também pode ajudar no emagrecimento. Isso se deve à sua propriedade sudorífera. Ele estimula o suor, fazendo com que o corpo elimine toxinas, e até mesmo um pouco de gordura através do suor. Então, se você mantem uma alimentação saudável, livre de gorduras e excesso de açúcar, mantem uma regularidade de exercícios físicos e ainda toma o chá de guaco, pode ter um emagrecimento mais rápido.
Nesses casos, uma xícara do chá pela manhã já basta para sentir os efeitos. Mas é importante lembrar que o chá de guaco sozinho não vai emagrecer ninguém. Ele é só um estimulante que acelera a perda de pesa através da eliminação de toxinas. É preciso ter uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos regularmente para obter resultados.