domingo, 16 de maio de 2010

16 de maio ASCENÇÂO do SENHOR

Histórico

A Ascensão do Senhor é um momento do mistério pascal que trata da morte e ressurreição de Cristo, que se coloca em contraponto à humilhação padecida na paixão, morte e sepultamento.

Ao contemplar a ascensão, os discípulos ficaram assustados pois não entendiam as Escrituras antes do dom do Espírito, e olhavam para o alto.

Podemos observar isto em Atos 1,11 : “Galileus, o que fazeis aí plantados olhando para o céu? O próprio Jesus que vos deixou para subir ao céu, voltará como vistes marchar.”

No relato deste mistério segundo o Evangelho de São Mateus (28,19-20), o Senhor envia os discípulos a proclamar e realizar a salvação, segundo o triplo mistério da Igreja: pastoral, litúrgico e magisterial: Ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a guardar tudo o que vos mandei.

- Reflexão

A ida de Jesus ao céu nos mostra caminho e direção da força a gastar. O compromisso nosso do céu deve estar relacionado com o compromisso diário de cultivar as coisas que vem do alto e aplicá-las em nossas vidas. Ser cristão é exercitar os aprendizados de Cristo, mas isso não deve ficar somente no campo das idéias e pensamentos. O céu é certeza para nós. Um dia estaremos à porta, se entraremos ou não dependerá de nossas atitudes e misericórdia divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário