É muito comum a gente confundir e comprar gato por lebre. Por exemplo, tem produtos diet que são bem calóricos e devem ser evitados por quem está fazendo regime. Confira as dicas!

Diet

Um alimento diet é aquele isento de determinado nutriente, como o glúten, o açúcar, o sódio, o colesterol ou a gordura, por exemplo. São produtos que foram desenvolvidos, em sua essência, para atender a grupos específicos, como as pessoas que vivem com diabetes ou os celíacos (alérgicos a glúten). Por isso, não basta que a inscrição diet venha impressa na embalagem. É preciso especificar, no rótulo, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.Cuidado alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar. Nem sempre são úteis para perda de peso.

Light

Os alimentos light devem ter redução mínima de 25% em algum nutriente ou calorias, comparado ao alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) não interfere na quantidade de calorias do alimento.Cuidado nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena

Zero

Podem ser os alimentos sem açúcar e com redução de calorias ou isentos de nutrientes em relação ao original. De modo geral as indicações são semelhantes às dos alimentos Light. Quando o alimento é Zero por isenção de açúcares também pode ser consumido por portadores de Diabetes. Um exemplo de produto Zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em relação ao original.

Na prática

Para se ter uma ideia, 1/3 de uma barra de chocolate ao leite de 30 g contém 132 Kcal (calorias) e 7,3 g de gorduras totais enquanto que a mesma quantidade de chocolate ao leite diet possui 142 Kcal e 9,9 g de gorduras totais. Neste caso, o produto diet é isento de açúcares, porém apresenta maior teor de calorias e gorduras que o original. Não é indicado para perda de peso, somente para dietas restritas em açúcar.

No caso de refrigerantes, os produtos diet, light e zero não contêm açúcar e apresentam nenhuma ou menos que 4 Kcal por 100 ml. A mudança da terminologia não implica em diferenças nutricionais significativas e a diferença entre os produtos está no tipo e quantidade de adoçantes utilizados. Nos refrigerantes a base de cola, uma lata de 350 ml, nas versões diet, light e zero, apresenta zero Kcal (calorias) e zero grama de açúcar. Já a versão comum possui 148 Kcal e 37 g de açúcar.