terça-feira, 16 de janeiro de 2018

RECEITA DE PÃO VEGANO

Este pão vegano rápido é perfeito para você que possui restrições alimentares e não possui muita habilidade na cozinha. Ele é tão fácil que não demora nem 10 minutos pra preparar a massa, depois é só deixar crescer e assar.
Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce
Esta receita de pão vegano rápido leva poucos ingredientes e se você está acostumado a cozinhar receitas sem glúten provavelmente já tem os ingredientes em casa. Ele leva como base a farinha de arroz, para dar liga polvilho doce e para ajudar na estrutura aveia. E sim, existe aveia sem glúten, basta procurar no setor de alimentos sem glúten do supermercado ou em casa de produtos naturais. Caso você não encontre a aveia sem glúten substitua por quinoa em flocos.
Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce
Eu confesso que tenho uma certa dificuldade de retirar os ovos das receitas de pão, os ovos ajudam muito na textura e flexibilidade da massa. Por outro lado cada vez mais pessoas descobrem que são alérgicas à proteína do ovo e aí começa o dilema do pão, se não podem comer glúten, lactose e ovos as opções de pães no mercado acabam sendo muito reduzidas, inexistente ou muito caras.
E é por isso que essa receita de pão vegano rápido veio pra salvar sua vida 😉
Além de ser muito rápida de preparar (menos de 10 minutos) ela também cresce muito rápido, pois leva água morna e isso acelera a fermentação. E como este é um pão pequeno ele também assa rápido (cerca de 25 minutos), ou seja, em aproximadamente 1 hora você vai poder degustar este delicioso pão vegano rápido.
Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce
A textura deste pão vegano rápido é muito gostosa, por fora ele forma uma casquinha bem crocante e o meio fica macio na medida certa, lembrando bem a textura de pão e não de bolo. Lembre-se de untar muito bem a forma com óleo e farinha de arroz, essa massa gosta de grudar na forma.
Se você gosta bastante de fazer pão em casa eu sugiro que você compre uma forma de silicone, com a forma de silicone é garantido que ele não vai grudar, não precisa nem polvilhar a farinha. Eu gosto de comprar formas de silicone direto da China, demora um pouco pra chegar, mas sempre chega. (Clique aqui para conferir o site onde compro minhas formas de silicone)
Eu estou usando uma forma média de silicone que mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se você estiver usando uma forma grande de pão, dobre a receita. Quando você dobra a receita vai aumentar um pouco o tempo de forno, fique de olho na coloração da massa e sinta o cheirinho de pão fresco. Na dúvida faça o teste do palito, se sair limpo o pão vegano rápido está pronto.
Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de polvilho doce (substitua por araruta, polvilho azedo ou amido de milho)
  • 1/2 xícara de aveia em flocos (use aveia sem glúten caso seja intolerante ou substitua por quinoa em flocos)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá rasa de goma xantana (Atenção: uso obrigatório – não exagere na quantidade se não o pão fica duro e não cresce, se não tiver colher medidora coloque a pontinha da colher de chá e veja se a massa chega na textura ideal)
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo (substitua por qualquer açúcar, não pode ser adoçante)
  • 1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo (1 pacotinho 10 gramas)
  • 2 colheres de sopa de azeite (substitua por qualquer outro óleo ou gordura)
  • 1 xícara de água morna (não pode ser quente pra não matar o fermento)

MODO DE PREPARO:

  • Misture todos os secos em uma bacia.
  • Derrame o azeite por cima dos secos e vá adicionando a água aos poucos, mexendo com uma colher de pau.
  • Você não precisa sovar a massa nem mexer muito, uma vez que você consiga uma massa grossa, grudenta e homogênea, está pronto!
Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce
  • Transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com farinha de arroz utilizando uma espátula.
  • Como a massa é muito grudenta o truque para espalhá-la de maneira uniforme é utilizando uma colher molhada. Use as costas da colher para nivelar a massa.
  • Deixe crescer em um local quentinho, eu gosto de colocar no micro-ondas desligado junto com uma xícara de água quente. O pão vai crescer e dobrar de volume em aproximadamente 30 minutos, quando passar 15 minutos do tempo de crescimento preaqueça o forno à 200º C.
  • Após dobrar de volume (+/- 30 minutos) leve o pão para assar por aproximadamente 25 minutos ou até que ele esteja dourado, com cheirinho de pão fresco saindo do forno.
  • Deixe esfriar por completo antes de cortar o pão vegano rápido, eu sei que é irresistível quando o pão está fresco, mas se não esfriar antes de cortar ele fica um pouco abatumado.
  • Sirva com seu acompanhamento preferido, eu trouxe um doce de leite caseiro direto de Minas Gerais, por isso não resisti em colocá-lo na foto 😉
Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

DICAS:

  • Este pão vegano rápido pode ser congelado, para isso fatie o pão e coloque as fatias em um saco plástico adequado para o freezer. Atenção, não sobreponha as fatias, se não elas grudam juntas depois de congeladas. Para descongelar você pode colocar as fatias diretamente na torradeira (se você tiver uma) ou na frigideira. O pão congelado dura até 3 meses.
  • A melhor textura deste pão vegano rápido sempre vai ser no primeiro dia, a partir do segundo dia ele fica um pouco mais firme, mas é só aquecê-lo por alguns segundos na frigideira que ele volta a ficar fofinho como no primeiro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário