Elas são reguladoras e previnem até parada cardíaca. Descubra quais são os benefícios delas à saúde e veja sugestões para variar no dia a dia

7 opcões de saladas verdes para variar seu cardápio 
Ricas em fibras, as saladas verdes devem ser consumidas diariamente para o bom funcionamento do organismo. Além de serem saborosas, são grandes aliadas na dieta e refrescam em dias muito quentes. “Elas são riquíssimas em fibras. As folhas verdes escuras têm maior aporte de ferro e ácido fólico, além de outros minerais”, explica a nutricionista, Lourença Dalcanale.

Elas também cumprem o papel de reguladoras do intestino, previnem doenças como diabetes e gastrite. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford descobriu que pessoas que incluem as saladinhas no cardápio reduzem consideravelmente chances de ter ataque cardíaco.

“Usualmente é recomendado o consumo de 5 porções ao dia entre vegetais e frutas. Segundo o estudo, ao comer regularmente oito porções diárias de vegetais, estamos reduzindo o risco de ataque cardíaco em 22%, comparado a pessoas que comem menos de três porções por dia. O risco de um ataque cardíaco fatal cai 4% a cada porção a mais de frutas ou vegetais inserida por dia na dieta”, explica a nutricionista.

Quanto mais salada, melhor!

A nutricionista ainda explica que cada vegetal e legume possui suas próprias características e seus benefícios únicos. Por isso, variar no dia a dia é a maneira correta de aproveitar com mais eficácia cada propriedade.

“Cada alimento possui um nutriente mais predominante, portanto, quanto mais variada a sua dieta maior será a gama de nutrientes disponíveis para uma boa nutrição. E quanto maior a quantidade de vegetais, melhor será a sua dieta. Seja criativo e use-os tanto nas versões cruas quanto na versão cozida”, sugere Lourença.

A chef de cozinha Maria  Aparecida Lourenço apresenta a seguir algumas sugestões de saladas para você variar no dia a dia! Mãos à obra!

Salada de folhas com beterraba e queijo minas:

O queijo minas é fonte de cálcio e combate também a osteoporose. Que tal adicioná-lo em uma salada com alface, rúcula e beterraba?
Escarolas com palmito:

O palmito possui ferro, cálcio e vitamina C. Distribua pequenas rodelinhas em uma salada de escarola. O sabor é inconfundível.
Salada de folhas verdes, amêndoas e escarola:

Ótima sugestão de cardápio para receber as amigas – esse tipo de salada revigora as energias.
Alface americana com ricota:

Com outro tipo de queijo, a alface americana ganha um toque ainda mais especial e pode ser acompanhada com um delicioso suco de laranja.
Rúcula, alface americana e cebolas:

Para quem gosta de algo mais picante, a cebola pode desempenhar esse papel, afinal, além de não prejudicar na dieta, previne resfriados e gripes.
Rúculas, alface crespa e tomate:

Bastante saboroso, o tomate pode dar um ‘up’ na sua salada. Invista em rodelas bem fininhas e regue com azeite de oliva extra virgem.
Alface americana, queijo minas e cenoura ralada:

Rale a cenoura até que fiquem em pequenas “farpinhas”. Jogue na salada e sirva acompanhada de um suco de melancia.
Agora basta ir ao mercado ou à feira e escolher os melhores ingredientes para preparar suas saladas e nutrir seu organismo com vegetais verdes.