quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

PUDIM DE PAÇOCA


Pudim de Paçoca — Foto: Dani Meira/TV GloboPudim de Paçoca — Foto: Dani Meira/TV Globo

Ingredientes

  • Meia xícara de chá ou 100 gramas de açúcar
  • 1 xícara de chá ou 150 gramas de amendoim cru sem casca
  • 4 xícaras de chá ou 960 mililitros de água fervente
  • 1 e três quartos de xícara de chá ou 420 mililitros de água
  • Meia xícara de chá ou 100 gramas de açúcar
  • 4 ovos
  • 8 ou 120 gramas de paçoca
  • 1 e meia xícara de chá ou 360 mililitros de leite de amendoim
Faça receita de Pudim de Paçoca — Foto: Dani Meira/TV GloboFaça receita de Pudim de Paçoca — Foto: Dani Meira/TV GloboPudim de Paçoca — Foto: Dani Meira/TV Globo

Pudim de Paçoca — Foto: Dani Meira/TV Globo

Modo de Preparo

  1. Coloque meia xícara de chá de açúcar numa forma de furo no meio com 17,5 centímetros de diâmetro por 6 centímetros de altura e leve ao fogo baixo até caramelizar por mais ou menos 10 minutos. Apague o fogo e reserve.
  2. Em uma tigela coloque 1 xícara de chá de amendoim cru, cubra com 4 xícaras de chá de água fervente e deixe de molho por 30 minutos. Depois desse tempo, escorra o amendoim, descarte a água e transfira o amendoim escorrido para um liquidificador. Adicione 1 e três quartos xícara de chá de água e bata por 5 minutos em velocidade máxima até formar um creme. Desligue o liquidificador, passe o creme de amendoim por uma peneira forrada com um pano limpo, junte as pontas do pano e esprema para retirar todo o liquido. Separe 360 mililitros de leite de amendoim e reserve. (Obs.: A massa que ficou no pano pode ser usada em bolos, vitaminas, sucos, etc.).
  3. Transfira o "leite" de amendoim para uma panela, adicione meia xícara de chá de açúcar e leve ao fogo baixo até dissolver o açúcar por mais ou menos 2 minutos.
  4. No liquidificador coloque 4 ovos, 8 paçocas e bata adicionando o leite de amendoim aquecido em fio por mais ou menos 4 minutos. Retire toda a espuma da superfície, transfira o creme para a forma com o caramelo, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C em banho maria por 50 minutos ou até firmar. Retire do forno, leve à geladeira e deixe até esfriar completamente por mais ou menos 2 horas. Quando estiver frio, desenforme e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário