terça-feira, 12 de setembro de 2017

COMO MELHORAR O FÔLEGO NA CORRIDA?

Neste artigo vamos ajudar as pessoas que estão buscando dicas para ter mais fôlego. Veja como melhorar o condicionamento físico para correr e algumas técnicas de corrida que podem ajudar desde o corredor iniciante até os mais experientes.
As duas coisas fundamentais que todo corredor precisa ter são pernas fortes e um coração saudável, mas isso somente não fará da pessoa uma boa praticante de corrida. Outra característica de um bom corredor é à força dos pulmões.
Se a pessoa não possuir uma boa capacidade respiratória, certamente irá se cansar rapidamente e consequentemente irá percorrer uma distância bem menor. A grande maioria imagina que a respiração é algo tão automático que a mesma não precisa ou não pode ser exercitada.
A maior queixa de quem começa a correr é relacionada às dores e principalmente quanto à falta de fôlego. Foi pensando neste problema que reunimos as melhores dicas para melhorar o fôlego e vocês conferem todas elas a seguir:

Melhorar o fôlego requer paciência

Primeiro temos que alertar que ninguém consegue correr grandes distâncias imediatamente, alguns conseguem mais, outros menos, mas isso está diretamente relacionado com a individualidade biológica.
É natural que a pessoa sedentária tenha muita dificuldade de manter a respiração nos primeiros dias, mas isso só poderá melhorar se ela continuar se exercitando com freqüência.
O processo de ganho de fôlego e condicionamento físico é gradativo e lento. Sendo assim, essa adaptação positiva que seu organismo irá sofrer, requer paciência, muita dedicação, disciplina e regularidade.

Reduzir a velocidade para ganhar fôlego

Um dos problemas da falta de fôlego pode ser quanto à velocidade que esteja correndo. Se você estiver correndo em um ritmo mais rápido, a tendência natural é que seu corpo não suporte o ritmo por muito tempo.
Especialistas indicam que o treino ideal deve trabalhar com frequências cardíacas baixas, essa condição favorece que todas as funções do organismo mantenham o equilíbrio funcional enquanto a pessoa corre.
Dicas para melhorar o fôlego
Como melhorar o fôlego para correr?

Correr regularmente para ganhar fôlego

É impossível promover adaptações positivas sem regularidade. Ela é fundamental para gerar estímulos frequentes, fazendo com o corpo se acostume aos poucos com aquele esforço exigido e consiga progredir.
As pessoas que não praticam atividades físicas regularmente têm menos fôlego simplesmente por não exercitar sua capacidade aeróbia. É muito importante manter um programa de atividades e horários dedicados a atividade física.

Respirar corretamente para ganhar fôlego

Como foi dito, a respiração é algo a ser trabalho e faz total diferença no seu desempenho. As pessoas precisam entender que quanto mais ofegante estiver, maior será o seu gasto energético.
A dica quanto à respiração na corrida é realizar a respiração marcada por passos, mas como assim? É bem simples! Inspire a cada 3 passos e expire após 3 passos. No início isso precisará de muita concentração, mas depois de um tempo acontecerá de forma natural.
Durante a atividade física é muito difícil controlar a respiração, mas pequenos detalhes fazem a diferença como este da marcação dito acima. Outra observação importante é tentar ao máximo não respirar somente com a boca, essa ação acelera a sensação de cansaço.

Intercalar corrida com caminhada para ganhar fôlego

O grande achado dos últimos anos foi à variação do tipo de estímulo. Antes pensavam que a pessoa que queria correr grandes distâncias deveria fazer este tipo de treino todos os dias.
Essa descoberta foi fantástica, uma vez que ela ajudou a acabar com a monotonia que envolvia várias atividades físicas. Atualmente você deve treinar séries variadas de corrida e caminhadas de forma intercalada.
Essas variações permitem uma percepção mais eficiente do esforço físico, além de oferece um tempo maior para a recuperação do fôlego. Todas as informações ditas neste tópico são dicas importantes para quem quer melhorar o condicionamento físico.
Gradativamente, o corredor irá aumentar o tempo da corrida e diminuir o de caminhada, mas estas alterações devem fazer parte de um planejamento discutido juntamente com um profissional de Educação Física.

Começar devagar e acelerar aos poucos

Por mais experiente que você seja na corrida, os especialistas indicam que inicie a atividade em um ritmo mais lento, uma vez que esta é a forma mais segura. Esse ritmo mais lento é obrigatório para quem estiver saindo do sedentarismo, caso contrário o risco de lesões aumenta muito.

Realizar outras atividades físicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário