segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

DICAS para utilizar o VINAGRE como produto de limpeza ecológico


O vinagre além de ser um tempero culinário, o vinagre é um dos melhores e mais poderosos agentes de limpeza ecológicos. Eficaz em todo o tipo de sujidade, desinfeta e previne contra a formação de bolor e bactérias. Saiba como pode incorporar o vinagre nas suas limpezas diárias de uma forma 100% verde.

Janelas: para assegurar uma limpeza ecológica dos vidros, misture 2 copos de água com ¼ copo de vinagre, pulverize as janelas e limpe com uma folha de jornal.
Paredes com humidade/bolor: pulverize a área afetada da parede com vinagre puro e deixe repousar durante 15 minutos. Passe com um pouco de água para retirar o excesso e deixe secar bem.
Chão: o vinagre é uma excelente alternativa ecológica aos tradicionais líquidos de limpeza para o chão – basta adicionar ¼ copo de vinagre a um balde de água tépida. Tenha atenção, porém, que esta solução de limpeza não pode ser utilizada no mármore (o vinagre pode riscá-lo), nem na madeira (o vinagre pode torná-la baça).
Canos entupidos: para desobstruir canos entupidos ou simplesmente efetuar uma limpeza de manutenção, despeje algum vinagre nos canos afetados e deixe atuar durante 30 minutos. No final, deixe correr a água fria para eliminar todos os resíduos.
Cabeça do chuveiro: a água cria depósitos de minerais nas cabeças dos chuveiros que necessitam de ser limpos periodicamente. Encha o fundo de um saco plástico com vinagre, coloque a cabeça do chuveiro dentro do mesmo e deixe de molho de um dia para o outro. Na manhã seguinte, passe por água.
Copos cintilantes: sempre que lavar copos à mão, encha um lado do lava-loiça com água fresca, à qual junta 1 copo de vinagre e utilize-a para enxaguar os copos no final da lavagem.
Ferro de engomar: para eliminar os depósitos de minerais que se formam nos ferros de engomar, encha o mesmo com partes iguais de água e de vinagre, ligue o botão do vapor e desligue. Deixe o ferro de engomar arrefecer, esvazie, encha novamente com água fresca, esvazie e deixe secar.
Máquina de lavar loiça: para desinfetar periodicamente a máquina de lavar loiça encha o depósito de detergente com vinagre ou coloque uma taça com vinagre no tabuleiro de baixo e faça um ciclo de lavagem curto com a máquina vazia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário