quinta-feira, 15 de setembro de 2016

CARNE ASSADA COM CERVEJA PRETA NA PRESSÃO


Eu já falei aqui que uma das carnes que eu mais gosto p/assar é o acém. Como eu encontrei uma peça muito boa no mercado (o que é difícil), eu comprei e resolvi dessa vez assar a carne na pressão e com cerveja preta. P/completar a delícia eu também preparei um acompanhamento maravilhoso (modéstia à parte kk)

Receita:
Temperei a carne com:
2 dentes de alho socados
Sal a gosto
Molho de pimenta a gosto
Molho inglês a gosto
Cominho a gosto
1 folha de louro
2 colheres de sopa de vinagre
Deixei a carne nessa marinada na geladeira de um dia p/outro

Restante da receita:
2 Linguiças (Toscana) aferventadas
1 cebola fatiada
1 lata de cerveja preta CARACU
Coloquei 1 colher de sopa de óleo na panela de pressão (a minha é antiaderente, acomodei a carne e as linguiças, selando bem a carne (dourar de todos os lados). Depois da carne selada, retirei da panela e reservei. Na mesma panela coloquei 1 cebola fatiada mexendo bem p/aproveitar a crosta formada na panela. Voltei com a carne reservada p/a panela,  acrescentei só um pouquinho mais de meia lata da cerveja e 2 colheres de sopa da marinada. Tampei a panela e deixei em fogo alto até chiar, depois do chiado passei p/o fogo baixo e deixei cozinhando por +- 1 hora.
Depois de 1 hora, abri a panela (retirei a pressão na torneira), verifiquei o cozimento, passei a carne com as linguiças p/uma assadeira (sem o molho) e reservei. Ha hora de servir, aqueci a carne no forno, retirei e dei umas pinceladas com mel (p/dar brilho na carne).

P/o acompanhamento:
2 batatas doce médias cozidas  al'dente com casca, depois descascadas e cortadas em rodelas médias
12 mini cebolas cortadas ao meio (sentido comprimento)

2 maçãs médias sem as cascas, cortadas cada uma em 4 partes
Modo:
Coloquei  n/assadeira forrada com papel alumínio as rodelas das batatas, as mini cebolas já cortadas em metades e  as fatias das maçãs. Reguei bem com azeite, polvilhei com sal, pimenta do reino, orégano e alecrim seco. Levei ao forno 220º  até ficarem macias e douradas. No meu forno levou +- 40 minutos e eu virei de lado de vez em quando.

Ainda acompanhou:
Arroz branco, farofa e salada de alface com  grão de bico
                                                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário