Ovo de Páscoa. O alimento que atormenta quem está dieta. Primeiro porque a maioria das opções é cheia de açúcar, gorduras e calorias; depois, porque eles estão por toda parte. Mas dá para aproveitar esta época do ano sem sofrimentos!
É possível passar a Páscoa comendo o tradicional ovo de chocolate, mesmo que você esteja fazendo dieta e querendo emagrecer.
O segredo – como quase tudo relacionado à alimentação – está em fazer as escolhas certas.
E aqui nós vamos te ensinar como fazer isso.
A principal diferença entres os tipos de ovos de chocolate é a proporção dos ingredientes. O importante é identificar aqueles com menos ingredientes ruins, e mais ingredientes bons. E isso é fácil!

Os ingredientes

O principal ingrediente que você deve procurar é o cacau.
É ele que pode deixar o chocolate mais saudável – ou, na sua ausência, mais gorduroso e calórico e muito menos nutritivo.
Isso mesmo: nutritivo!
Os chocolates com maior porcentagem de cacau são considerados funcionais, devido ao alto teor de antioxidantes em sua composição.
Esses antioxidantes – presentes em maior quantidade nos chocolates amargo e meio-amargo, combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Além disso, ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.
O cacau ainda contém vitaminas A e vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio, ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio.
Na ausência do cacau, além da maior quantidade de açúcar, gorduras e calorias, você ainda perde todos os benefícios desta fruta poderosa.
E, vale lembrar, os melhores chocolates do mundo são feitos com muito, mas muito cacau! Bem mais do que qualquer versão “ao leite” ou branco.

Os chocolates

Ao Leite

  • O chocolate ao leite contém menor quantidade de cacau em comparação com os chocolates meio-amargo e amargo;
  • Tem menor quantidade de gordura e açúcar e maior quantidade de cacau do que os chocolates brancos;
  • Possui leite em pó em sua composição (para ter um gosto mais adocicado), além da massa de cacau, da manteiga de cacau, do açúcar e da lecitina de soja, que o deixam mais calórico e mais gorduroso;
  • Obrigatoriamente, o chocolate ao leite deve conter pelo menos 25% de cacau.
Calorias por 100g (em média): 540

Branco

  • O chocolate que contém uma maior quantidade de gordura e açúcar, e por isso, é considerado o mais prejudicial à saúde;
  • Em sua composição está presente a manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó;
  • A manteiga de cacau presente no chocolate branco tem um maior teor calórico e maior quantidade de gordura saturada, além de não apresentar os mesmos benefícios antioxidantes quando comparado com a versão amarga;
  • Chocolate branco é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau.
  • O Chocolate Branco tem uma proporção muito maior de manteiga de cacau do que as outras versões, o que o deixa mais gorduroso e calórico.
Calorias por 100g (em média): 544

Amargo e Meio-Amargo

  • Contêm menos açúcar e gordura e menor valor calórico
  • Geralmente é feito com massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, em alguns casos açúcar e também lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea).
  • As duas versões contém muito mais nutrientes oriundos do cacau, por terem maior quantidade de fruta;
  • O chocolate meio amargo tem, normalmente, de 40 a 50% de cacau;
  • O chocolate amargo tem o maior teor de cacau em relação aos outros tipos, entre 70% e 99%.
Calorias por 100g (em média): 476 (amargo) e 504 (meio-amargo)

Como escolher um ovo de Páscoa saudável?

Como os ovos meio-amargos ou amargos, que são muito mais saudáveis, às vezes custam mais, uma opção é procurar ovos feitos com alfarroba – uma vagem com sabor semelhante ao cacau, usada como seu substituto.
Outra dica importante é olhar a tabela nutricional na embalagem do ovo e escolher aquele que NÃO tem o açúcar como primeiro ingrediente.
As versões mais simples, ao invés daquelas recheadas ou trufadas, costumam ser menos calórias e mais baratas – e isso é ótimo!
Por última, o que talvez seja a melhor opção: faça seu próprio ovo de Páscoa!
É fácil, rápido, barato, e você ainda vai ter um ovo muito mais gostoso, nutritivo e funcional. Quer aprender? Então veja:

Ovo de Páscoa Funcional

Ingredientes:
  • 300g de chocolate 70% cacau
  • 50g de mirtillo e gojiberry
  • 20 gramas de amêndoas laminadas
  • 1 colher de sopa de semente de chia
Modo de preparo:
Rale ou pique o chocolate e derreta em banho-maria, mexendo continuamente. Assim que derreter, misture o mirtillo, o gojiberry, as amêndoas e a chia. Desligue o fogo, retire e mexa até esfriar;
Em formas próprias para ovos de Páscoa, coloque a mistura do chocolate derretido e espalhe com pincel até ficar uniforme. Repita a operação na outra forma.
Deixe o ovo na geladeira cerca de 30 minutos. Você identifica o ponto de retirar das formas quando elas ficarem esbranquiçadas.
Se você quiser incrementar a receita, pode adicionar as frutas que desejar (uva passa, damasco, cereja, etc.) e trocar as amêndoas (ou adicionar) por castanha do pará, avelã, nozes, macadâmia, castanha de caju, amendoim, pistache, etc.
E aí, viu como é fácil aproveitar a Páscoa, sem abrir mão do seu chocolate? Sabendo escolher, e sem exagerar nas quantidades, o chocolate é muito saudável e pode fazer bem, mesmo a quem quer emagrecer!
Você pretende escolher seu ovo de Páscoa com sabedoria ou fazer sua própria receita em casa?