domingo, 1 de fevereiro de 2015

PUDIM DE CLARAS



      Ingredientes



6 claras
12 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de raspas de limão

para o caramelo:
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

para a calda:
6 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de maisena
2 copos (americano) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

modo de fazer
comece com o caramelo: em uma panela de fundo grosso, deite o açúcar e, em fogo médio, deixe que ele derreta completamente. não mexa para que o açúcar não se cristalize. assim que o açúcar derreter, adicione imediatamente e de uma única vez, a xícara de água. vá vigiando a panela, sempre sem mexer até que grande parte da água se evapore, mas ela não fique muito dura. retire do fogo e caramelize uma fôrma tubular.

bata as claras em ponto de neve firme. nesse ponto, acrescente o sal e, logo em seguida, o açúcar às colheradas, uma de cada vez. use uma tigela grande na batedeira, pois o bicho cresce! quando o suspiro estiver bem firme, acrescente as raspas de limão e desligue a batedeira.

transfira o suspiro para a fôrma caramelizada às colheradas, alisando para que fique uniforme (sem apertar demais).

coloque a fôrma dentro de uma assadeira com um pouco d'água e leve a assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30-40 min.

enquanto isso, prepare a calda: misture o leite com a maizena e o açúcar. retire a película que recobre as gemas e, com a ajuda de um fouet, misture-os ao leite. se você perceber algum pedacinho mais rígido visível da gema, é recomendável coar a mistura num coador bem fino. leve ao fogo tomando cuidado para não ferver, pois talha o creme, arruinando-o. assim que a mistura engrossar levemente, acrescente a baunilha, misture por mais um ou dois minutos e retire imediatamente. para interromper o cozimento, passe o creme para um outro recipiente frio. reserve.

depois que o pudim estiver assado, desligue o forno, abra uma fresta na porta por uns 10 minutos e depois uma fresta um pouco maior por mais 10 minutos. o pudim irá crescer bastante dentro do forno, mas assim que você abrir a fresta, ele vai abaixar de tamanho. não é recomendável retirar imediatamente do forno para que a mudança de temperatura não seja muito brusca e murche demasiadamente o pudim.

depois desse tempo de descanso dentro do forno, retire a fôrma e desenforme o pudim assim que ele estiver morno.

leve a gelar separadamente o pudim e a calda-creme. no momento de servir, regue o pudim e o centro com um pouco da calda. coloque o restante numa molheira e sirva à parte. se gostar, polvilhe semente de papoula no creme para dar um charme.

a foto do meu pudim está sem o creme, pois ele só vai ser montado e comido amanhã ^^. espero que o meu amigo goste! (ah, e também os convivas hihi)

serviço: inspirada nas receitas do caderno paladar, do kafka na praia,tudo gostoso e receitinhas! aos donos e donas, o meu muito obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário