Essa é uma autêntica receita de molho de tomate italiano. Por ser muito saboroso e aromático, ele pode acompanhar massas sem qualquer outro ingrediente. Simples de ser preparado, esse molho de tomate não leva nenhum produto industrializado e ainda pode ser congelado em pequenos potes para ser usado posteriormente. Acrescentamos uma pitada de cominho à receita original para dar um toque especial, mas o uso da especiaria é opcional.
Molho de tomate italiano
- 1 kg de tomate italiano (sem pele e semente)
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 7 folhinhas de manjericão
- 1 pitada generosa de cominho (opcional)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Retire a pele e as sementes do tomate. Pique em que cubos e bata no liquidificador. Não é possível bater tudo de uma única vez, divida em três porções.
- Em seguida, doure a cebola picada com o alho amassado. Acrescente o tomate triturado.
- Quando levantar fervura, coloque o açúcar, as folhas de manjericão picadas, uma pitada generosa de cominho, sal e pimenta do reino a gosto. Não se esqueça do açúcar (ele é fundamental para que o molho não fique ácido).
- Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 min, mexendo de vez em quando. A panela deve ficar destampada para que o molho engrosse.
- Após 30 min de cozimento, o molho terá reduzido bastante e estará espesso.
Dicas
- O tomate italiano (ao lado) é ovalado, enquanto o tradicional é redondo.
- 1 kg de tomate sem sementes equivale a aproximadamente 1 kg e 300 g de tomates inteiros (cerca de seis tomates).
- Para retirar a pele dos tomates, deixe-os em água fervente por 1 min. Em seguida, coloque-os em uma bacia com água gelada. A pele se soltará facilmente.
Por Erickson Aranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário